O que nos faz ter pesadelos?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Ter pesadelos de vez em quando é normal e pode estar associado a estresse, ansiedade, algum trauma, má higiene do sono ou medicamentos. Sonhar com coisas ruins pode provocar uma série de situações desagradáveis e hoje vamos entender um pouco mais sobre os pesadelos!

Antes de mais nada, vale a pena repetir: é normal ter pesadelos em quaisquer faixas etárias. Por mais que sejam mais comuns nas crianças da chamada primeira infância, eles podem acontecer a qualquer momento da vida.

Apesar de tudo, acredita-se que os pesadelos fazem bem ao estado mental e emocional das pessoas. A descarga de sentimentos negativos, preocupações e ansiedades que ocorrem durante o pesadelo ajudam o indivíduo a lidar de melhor forma com os problemas da realidade.

Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho. Algum meio termo entre o sono e a vigília, que demonstra a complexidade da consciência humana.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Do ponto de vista da ciência, os sonhos são, em sua maioria, ligados a acontecimentos do nosso dia a dia. Quando possuem conteúdos desagradáveis, considerados pesadelos, sinalizam que passamos o dia ansiosos ou preocupados e, esses pensamentos negativos, resultam em instabilidade no sono.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Também não se deve tentar acordar a pessoa em crise, pois ela não está consciente e pode ter reações violentas. O tratamento é sempre voltado ao que provoca a crise, como sono e estresse.

É uma experiência que mistura a sensação de estar desperto e sonhando ao mesmo tempo, como se a pessoa estivesse tendo um pesadelo, acordada. Dessa forma, a paralisia do sono pode ser traumática.

Os sonhos são cargas emocionais que armazenamos em nosso inconsciente. Eles projetam imagens e sons que, quando causam medo, angústia, terror ou ansiedade, são chamados de pesadelos.

Confira os 7 pesadelos bizarros mais comuns entre as pessoas

  1. 1 – Caindo e se afogando. ...
  2. 2 – Sonhar que está nu em público. ...
  3. 3 – Sonhar com desastres. ...
  4. 4 – Sonhar com roubo de casa. ...
  5. 5 – Acidente de carro. ...
  6. 6 – Lesão, doença e morte. ...
  7. 7 – Perseguição e ataque.

“Os sonhos recorrentes são mais prováveis de serem sobre experiências de vida muito profundas ou apenas problemas de lógica de caráter que são garantidos para se repetir na vida desperta porque eles são parte de você, em vez de um evento único”, disse a pesquisadora de sonhos Deirdre Barrett, professor de psicologia no ...

Ocorrências repetidas de sonhos prolongados, extremamente disfóricos e bem lembrados que, em geral, envolvem esforços para evitar ameaças à sobrevivência, à segurança ou à integridade física e que tipicamente ocorrem na segunda metade do episódio principal do sono.

Reação. Até a reação de medo diferencia o pesadelo do terror noturno. Enquanto durante o primeiro a pessoa está assustada, durante o segundo a reação é de pavor total, amplificando ainda mais pelo grito e/ou choro, frequentes durante o terror.

Terror noturno é uma das parassonias, que são alterações da consciência que ocorrem entre o sono profundo e a vigília. No caso do terror noturno, o paciente muitas vezes acorda gritando como se tivesse vivenciado um pesadelo terrível.

Paralisia do sono conforme a Bíblia
Nessa situação, a pessoa recebe um ataque espiritual de entidades com energia negativa. O principal motivo para o problema ocorrer seria ela estar distante, mas ainda com a proteção de Deus.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).