O que nos ensina os pocos de isaque?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Depois de tudo o que passou, Isaque ergueu um altar ao Senhor, armou ali a sua tenda e abriu um poço. Ele prosperou, mesmo em terras áridas, porque tinha a bênção do Senhor. A história de Isaque nos ensina que, quando enfrentamos uma dificuldade, devemos buscar uma saída, mas não sem o consentimento de Deus.

Isaque ficou muito tempo naquela terra e o Senhor o abençoava como havia prometido, de forma que ele ia se engrandecendo e os filisteus o invejavam (Gênesis 26:14). Por causa da inveja, os filisteus entulharam e encheram de terra os poços que os servos de Abraão haviam cavado quanto ele ainda estava vivo.

Poço de Berseba, que ABRAÃO chamou de sete pelo pacto dos 7 cordeiros de gênesis 21:29-31 e ISAQUE deu o mesmo nome, mas para ele era o poço do juramento; ambas as ideias são expressas pelo mesmo nome Berseba.

O poço na Bíblia representa prosperidade não só material como também espiritual. Tanto que o Senhor Jesus diz para a mulher samaritana que, aquele que beber da água que Ele dá, não terá sede.

Desentulhar os poços entulhados pelo inimigo.
Ele vai tentar atacar a vida espiritual para roubar a semente da Palavra, ele vai tentar atingir nossa vida espiritual, moral, sentimental, familiar, ministerial e financeira.

Embora Abraão também tenha tido outros filhos que originaram nações (Gênesis 17:20), é em Isaque que consistia o plano de Deus em relação à descendência de Abraão. Foi por meio dele que a descendência escolhida seria chamada (Hebreus 11:18). Isaque foi o único filho do casal Abraão e Sara.

Isaque é o filho da promessa porque foi através de sua linhagem que Deus cumpriu sua promessa a Abraão de estabelecer uma grande nação através da qual o Messias veio ao mundo.

Settings. 12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou. 13 E engrandeceu-se o homem; e foi-se enriquecendo até que se tornou mui poderoso; 14 e tinha possessões de rebanhos e de gado, e muita gente de serviço; de modo que os filisteus o invejavam.

Era uma região fértil e bem regada. Foi nessa região que ocorreu a sede do primeiro reino filisteu que se conhece na história. Ficava entre os desertos de Cades e de Sur. No que diz respeito à sua localização perto de Gaza e Bersebá.

Essa terra está no meio entre a eternidade com Deus e a perdição do inimigo. Gerar significa o mundo em que vivemos. Um lugar onde Deus quer nos abençoar, mas que ainda não é o nosso alvo final. “12 E semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava.

Isaque enfrentou a inveja dos filisteus, rejeição de Abimeleque, contenda com os pastores do local, boicotaram o seu trabalho, entupiram seus poços, expulsaram-no da terra. De Gerar foi para os vales, dos vales para Reobote, depois para Berseba. Sempre cavando poços. Ele se especializou no que fazia.

Gênesis 26:15-22 NVI
Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: “Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós”. Por isso Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu.

PROSPERIDADE. Isaque continuou cavando poços e encontrou água novamente. Desta vez ninguém o perturbou e por isso chamou o poço de Reobote, que significa lugar espaçoso, lugar de descanso e de alívio. Aquele era um local muito aberto e largo.

Veja o que Isaque viveu em Gênesis 26: “15 E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.

1. Cova funda aberta no solo para exploração de água. 2. Buraco ou estrutura destinada a acumular água.

José é jogado no poço e vira escravo no Egito.

O profeta Jeremias também foi lançado no fundo de um poço seco, como parte de uma série de perseguições que enfrentou em sua vida. Mas Deus levantou um homem chamado Ebede-Meleque para o ajudar fornecendo comida e agasalho, bem como pedindo ao rei que o retirasse daquele poço (Jeremias 38.7-14).

Gerar significa dar à luz, procriar ou fazer existir. Nas escrituras, estas palavras são frequentemente usadas com o significado de nascer de Deus.

Sua obediência inquestionável ao comando aparentemente confuso de Deus, deu a Deus a glória que Ele merece e nos deixou um exemplo de como devemos glorificá-Lo. Quando obedecemos da mesma forma que Abraão, confiando que o plano de Deus é o melhor possível, nós elevamos Seus atributos e O louvamos por eles.

As promessas de Deus são sempre cumpridas em nossas vidas. Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.