O que nos ensina o Salmo 126 verso 5 e 6?

Perguntado por: uaguiar9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Levar a preciosa semente é levar a Palavra Revelada, que vem da Eternidade!

O que significa semear em lágrimas? Significa trabalhar por algo que vale a pena, mesmo que precise pagar um alto preço no meio do sofrimento.

No Salmos 126, o Salmista faz uma descrição da grande alegria sentida pelos cativos quando, provavelmente, saíram da Babilônia. É possível que tenha sido escrito na época daqueles que vieram do exílio com Esdras, o escriba.

Créditos. É provável que este salmo tenha sido escrito, quando o Senhor trouxe os judeus de volta da Babilônia para a própria terra deles sob Zorobabel.

A analogia utilizada por Davi é sobre o fenômeno denominado torrentes do Neguebe, que também é conhecido como águas do sul, o leito dos ribeiros do deserto. No que consistia o fenômeno do passado e que ainda existe no presente? Neguebe é o nome do deserto que ocupa cerca de 60% do território de Israel.

Ao chorarmos crescemos nos conhecemos e deixamos Deus agir por nós. Somente os que choram serão consolados. ”Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mateus 5:4) O choro nos aquieta nos faz pensar e entender boa parte dos nossos dramas.

6 O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. 7 Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem. 8 Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.

Semeiam vem do verbo semear. O mesmo que: disseminam, divulgam, espalham, propagam, propalam, esparzem, entremeiam, entressacham, alastram.

O choro é a primeira forma de comunicação do ser humano. “O bebê chora porque não sabe falar - as lágrimas são interpretadas como um apelo, demanda a atenção do outro”, diz. Já na vida adulta, a ordem é invertida: o choro, como pedido de atenção, representa sentimentos que palavras não dão conta de expressar.

Um feixe de trigo é um conjunto de espigas de trigo. Após a colheita, eram amarrados e colocados em pé no campo. Isto impedia que os grãos de trigo se molhassem e apodrecessem por causa da humidade do solo.

1 Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Somos chamados a levar nossos olhos a Deus para. confiar nEle e descansar sabendo que tudo Ele fará.

1 Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, éramos como os que sonham. 2 Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cântico; então se dizia entre as nações: Grandes coisas afez o Senhor a estes. 3 Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

Jeremias

No capítulo 25, Jeremias profetizou com toda a certeza que a Babilônia conquistaria Judá porque a nação rejeitara as palavras de Jeremias e de outros profetas (como Leí). Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia.

O contexto em que este salmo foi escrito é a recordação do povo de Israel sobre a libertação do exílio na Babilônia. O verso primeiro é a descrição do sentimento de alegria que encheu os israelitas quando são libertados após a conquista da Babilônia pelos persas.

(1) O Neguebe era o nome de uma região que ficava ao sul da terra de Canaã (Sul do reino de Judá). Era uma região conhecida pela sua sequidão, devido às poucas chuvas anuais que recebia. O interessante é que, mesmo assim, era uma região habitada por grupos de pessoas que aprenderam a lidar com esse local.

Salmos 126:4 Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

Qual o valor das lágrimas? Está no valor que você da à vida, no sentido em que deixa sua vida caminhar. Se você deixar seu coração quebrantado deixará lágrimas valiosas rolarem, mas se endurecer seu coração colherá lágrimas de amargura e sofrimento. Deus resiste aos soberbos, mas aos mansos concebe graça e sabedoria.

E há lágrimas que Deus recolhe e guarda no seu “odre”, como se guarda um perfume. Apoiados nos Salmos, vamos meditar em algumas dessas lágrimas que Deus guarda eternamente no seu “odre”. São daqueles tesouros no Céu, de que fala o Evangelho (Mt 6,20).