O que nós aprendemos com a história de Ana?
A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida. Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava. A outra era Penina a que gerava filhos (I Samuel 1.1,2).
O que aprendemos com a história de Ana e Penina?
Mas a história de Ana e Penina, no entanto, não se trata de uma teologia do triunfalismo; onde o humilhado é exaltado. Essa história simplesmente trata sobre como Deus escolhe os mais improváveis para cumprir o seu propósito soberano.
O que podemos aprender com a oração de Ana?
Uma última lição que aprendemos com a oração de Ana é que ela é uma oração postulante. Quando Eli soube que Ana não estava embriagada, antes, estava orando, ele expressou um desejo: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu” (1Samuel 1:17).
Qual o segredo da oração de Ana?
Um dos pontos mais importantes sobre a história de Ana é que ela era rendida aos pés de Cristo. Pois suas orações iam além das palavras, as lágrimas que ela derramava brotavam de sua alma. O coração dela sabia como orar e todas as vezes que Ana dobrava seus joelhos para falar com Deus, ela se entregava por completo.
O que significa essa porção de que Elcana da a Ana?
No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.
Qual foi o pedido que Ana fez para Deus?
Ana ora pedindo um filho e faz voto de entregá-lo ao Senhor — Eli, o sacerdote, a abençoa — Nasce Samuel — Ana o entrega ao Senhor.
Quem é chamado de Príncipe da paz?
Minha mensagem nesta noite é sobre a única fonte da paz verdadeira e duradoura: Jesus, o Cristo — nosso Príncipe da Paz. Ele é conhecido por esse título, além de outros para os quais foi pré-ordenado. Ele foi ungido por Seu Pai para ser o Salvador do mundo.
Quais são as características de Penina?
No ambiente cristão a figura de Penina é lembrada como uma pessoa próxima, ciumenta, e que se vangloria pela derrota de outra, que torce contra, e que para a honra e glória do Senhor, acaba assistindo uma vitória chegar, uma bênção, uma Promessa se cumprir na vida do cristão.
O que podemos aprender com 1 Samuel 1?
Antes de entregar o menino ao sacerdote Eli, ela conta seu testemunho e os fundamentos do voto que fez. Juntamente com uma generosa oferta, ela entrega o menino e alo ele viveria por toda sua vida. Isso é fundamental na nossa intimidade com Deus, que sejamos fiéis naquilo que lhe prometemos.
O quê Penina era de Elcana?
Penina é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como uma das esposas de Elcana que foi o pai do profeta Samuel. Segundo o texto Bíblico, Penina era fértil e tinha filhos enquanto a outra esposa, Ana não gerava descendentes para Elcana.
O que significa o nome de Ana na Bíblia?
Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.
O que é o propósito da oração?
A oração nos dá respostas.
Orar e ouvir as respostas que você recebe de Deus pode ajudá-lo a entender melhor seu propósito na vida. Deus vai ajudá-lo a entender por que você está aqui e o que pode fazer para voltar a viver com Ele depois desta vida.
Qual é a diferença entre orar e clamar?
É linguagem do coração, que muitas vezes nem sai por palavras, mas por lágrimas, a linguagem da alma. Clamar é suplicar, implorar, manifestar necessidade de algo, bradar, gritar, falar em voz alta. Podemos falar com Deus, sem que seja necessário clamar, mas é impossível clamar sem que haja oração.
O que aprendemos com 1 Samuel 2?
O exemplo dessa mulher de Deus nos mostra que devemos ser generosos com o Reino de Deus e Sua Palavra. Não por interesse, mas sabendo que servimos a um Deus bom, que cuida muito bem de nós.
Quem clama a Deus tem resposta?
A mensagem de Deus para você, hoje, está na passagem de Salmos 34, 6: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. O próprio Senhor diz para clamarmos a Ele; assim, nos responderá e ainda nos anunciará coisas grandes e ocultas.