O que nasceu primeiro?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha. O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.

As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).

Os ovos mais antigos surgiram através dos peixes e anfíbios, animais que dependiam da água para a reprodução, Já os ovos com a casca mais dura, chamada de ovo amniótico, surgiram através dos répteis, mamíferos e aves.

Se os primeiros ovos amnióticos surgiram há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as primeiras galinhas por volta de 58 mil anos, agora fica bem mais fácil de responder à pergunta inicial. E a resposta é: quem veio primeiro foi o ovo.

O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.

Trilobites, a vida na Terra antes dos dinossauros.

Canoa, Grampeado ou Costurado – 1 janeiro 2000. Um ovo abandonado causa grande preocupação entre os animais e a pergunta que todos fazem é: “Foi você que botou o ovo?” Quando o filhotinho quebra a casca e aparece, os bichos arrumam uma solução.

5 – 10 anos

Ovos de casca mole indicam, em geral, falta de cálcio na alimentação, problema que pode ser facilmente resolvido com uma suplementação do nutriente ou o fornecimento de uma ração de boa qualidade.

Apesar de o galo não ser necessário para a produção dos ovos, isso não significa que ele não seja útil para a reprodução da espécie. Assim como funciona em quase todas as procriações animais, a sua função é fecundar o ovo para que ele tenha o potencial de gerar um pintinho.

As galinhas são animais domésticos. O nome científico já diz: Gallus gallus domesticus. O Gallus gallus original, selvagem, era uma ave com muito menos carne e muito mais vontade de bicar humanos. Seu nome leigo é galo-banquiva, e sua história com os humanos começou no sul da Ásia, provavelmente há uns 10 mil anos.

As galinhas foram domesticadas há cerca de 6.000 anos a partir da galinha selvagem asiática e desde então adquiriram várias características importantes para o ser humano, incluindo as que se referem à aparência, agressividade reduzida e rapidez a por ovos, mas não se sabia quando e porquê esses traços evoluíram.

Ovo amniótico
O âmnio envolve o embrião em fluido, proporcionando um meio aquoso para seu crescimento. As excretas metabólicas são armazenadas em uma estrutura saculiforme representada pelo alantoide. O córion envolve todos os elementos que compõem o ovo e, assim, como o alantoide, é altamente vascularizado.

O ovo de galinha e de outras aves modernas surgiu pela primeira vez há cerca de 340 milhões de anos, com a evolução dos amniotas, um grupo de animais vertebrados que colocavam ovos com casca. Antes disso, a maioria das espécies dependia exclusivamente da água para se reproduzirem.

No século XVIII, confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons. O costume fez sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa, mas nem todos tinham acesso a essa mercadoria, pois, na época, o chocolate e o ovo de Páscoa eram artigos muito caros.

Dentro do ovo, o zigoto vai se desenvolver e formar um embrião, que continua se desenvolvendo até se tornar uma pequena ave. Esse processo dura cerca de duas semanas. Após essa formação, ocorre a eclosão do ovo; e, aí, o filhote nasce.