O que Napoleão fez no Brasil?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Assim, em 1808, Napoleão decide invadir Portugal – que historicamente sempre teve fortes laços econômicos com os ingleses – obrigando que a corte portuguesa viesse para o Brasil e transferisse toda a estrutura para o Rio de Janeiro, o que acabou por acelerar o nosso processo de independência.

Para escapar da invasão das tropas napoleônicas a Portugal, o príncipe regente D. João se instalou na então capital da mais rica colônia portuguesa, dando início a um processo que resultou na independência do Brasil em 1822.

Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota. Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos. Cada hora de tempo perdida na mocidade é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro.

Com o objetivo de beneficiar a Inglaterra, em 1808, D. João de Bragança promulgou a abertura dos portos no Brasil para as nações amigas de Portugal, o que beneficiou a Inglaterra. Este decreto, na sequência da transferência da família real, dá início ao processo que leva o Brasil à independência.

A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental. Com isso, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou-se no Rio de Janeiro, junto à toda estrutura de governo de Portugal.

A vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, é resultado da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal devido ao não cumprimento do bloqueio continental.

Assim, em 24 de junho de 1815, ele decidiu abdicar do trono pela segunda vez. Napoleão cogitou fugir para os Estados Unidos, mas seu plano fracassou porque os portos franceses estavam bloqueados por embarcações inglesas.

O Império Napoleônico (conquistas napoleônicas e aliados):
- Países e regiões conquistadas: Espanha, Reino da Itália, Reino de Nápoles, Grão Ducado de Varsóvia, Córsega, Baviera, Confederação do Reno e Vestefália. - Estados independentes aliados: Reino de Portugal, Império Otomano, Sardenha e Sicília.

Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

Como consequência, Napoleão ordenou que as tropas francesas invadissem o reino português. A Espanha, vizinha de Portugal, facilitou a passagem das tropas francesas. Em 1808, Dom João VI e a família real portuguesa embarcaram para o Brasil, transferindo sua Corte para a América do Sul.

A Bíblia não é um livro qualquer, mas sim uma Criatura Viva, com um poder que conquista tudo que se opõe a ela.

"No início, Napoleão estava perdidamente apaixonado por Josefina, não há dúvida disso", diz o historiador e jornalista Ángeles Caso, encarregado de compilar e traduzir para o espanhol a enorme correspondência que o casal imperial trocou ao longo de 13 anos de relacionamento.

A bíblia não é um livro simplesmente; é um Ser vivo que tem o poder de conquistar os seus adversários.

Consequências das Guerras Napoleônicas no Brasil
Foram construídas fábricas, foram criadas universidades, a Biblioteca Real, a Academia de Belas Artes. Com essas estruturas, o Brasil ia se tornando independente da sua colônia.

Em 1812, a Rússia rompeu o Bloqueio Continental, o que ocasionou a invasão das tropas francesas sobre o país.

A vinda da família real portuguesa para o Brasil ocorreu em 29 de novembro de 1807 e a comitiva aportou em Salvador (BA), em 22 de janeiro de 1808. O refúgio no Brasil foi uma manobra do príncipe regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte.

Por que elevar o Brasil a reino unido? Durante o Congresso de Viena, a família real portuguesa estava no Brasil, numa situação politicamente estranha, pois d. João 6° governava o reino a partir de uma colônia. Portanto, não estava, formalmente, dentro de seu reino, mas, sim, em uma possessão além-mar de Portugal.

Atualmente, a Família Imperial Brasileira mora em uma casa alugada em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e é composta por sete pessoas, descritas a seguir por ordem de sucessão no trono.