O que não usar no ballet?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Mas vamos falar sobre o que “deve ou não deve” usar, e as melhores maneiras de usar. Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, né?

Outra coisa que NUNCA deve ser feita também, é o uso da sapatilha preta no Ballet, mesmo se a meia-calça for preta também.

MEIA CALÇA
Aquece as pernas evitando lesões e diminui o atrito entre coxas e panturrilhas, evitando assaduras. Evita arranhões e machucados pelo contato da sapatilha com a pele e proporciona um visual limpo e longilíneo das pernas.

Você pode até ir às aulas de balé vestindo camiseta e uma calça legging. Todavia, você pode perder parte da flexibilidade e beleza dos movimentos. Já pensou em fazer uma aula de dança joinville? Na dança clássica, a combinação collant, meia-calça e sapatilha é a base para conseguir dançar livremente !

O ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita. A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.

Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, né?

Por fim, “nunca quebre a sapatilha quando for nova, coloque no pé e comece a usar. Se você quebrar a sua sapatilha jogará o seu dinheiro fora”, ressalta José Luiz. Coloque a sapatilha no pé, já com a meia e a ponteira e faça alguns exercícios como elevés e pliés para acostumar o sapato.

Pé de bailarina: cuidados necessários com os pés

  1. Tenha cuidado com as unhas. É muito comum as bailarinas, profissionais ou não, perderem unhas dos pés. ...
  2. Escolha a sapatilha certa. ...
  3. Use os protetores adequados. ...
  4. Faça massagens e escalda-pés. ...
  5. Cuide das bolhas e dos calos. ...
  6. Evite os fungos. ...
  7. Use sapatos confortáveis.

seu pé lá tá e nem para trás. é o pezinho esticado Na verdade ele fica até meio assim o dedo retinho lá tá Quê que vocês acharam é doido né tentar que a gente fica tipo assim.

Estrutura óssea e histórico de lesões
Como já citamos, não é indicado que alunos com menos de 11 anos usem a sapatilha de ponta. Isso porque, antes dessa idade, a criança ainda não tem uma formação óssea completa.

Não é somente uma questão estética, o coque evita que fios de cabelos caiam no rosto e atrapalhem o movimento das bailarinas. Ter o rosto livre de fiozinhos ajuda, inclusive, na concentração e na memória muscular. Para alunas que já estão treinando piruetas, é fundamental.

O collant é uma peça justa, elástica e flexível para que o bailarino possa dançar sem que nada impeça a amplitude dos movimentos. Por estar bem colado ao corpo, o professor pode analisar a postura, as linhas corporais, se as escápulas estão fechadas, abertura e fechamento das costelas e a respiração.

A sapatilha de ponta é um tipo de sapato usado por bailarinos ao dançar uma peça de ballet. Sapatilhas de ponta foram concebidas em resposta ao desejo de bailarinos para aparecer sem peso, sílfide e evoluíram para permitir bailarinos a dançar en pointe (nas pontas dos seus dedos do pé) por longos períodos de tempo.

O surgimento da meia arrastão veio no século XIX e o seu primeiro impacto veio com as dançarinas de cancan na França. Para elas, a meia arrastão era muito melhor do que as até então meia-calças comuns, já que elas permitiam que seus corpos transpirassem melhor e que seus movimentos fossem mais soltos.

O uniforme é algo relevante para aulas de dança, visto que cada modalidade tem seu estilo de roupa. No Ballet o uso do collant é indispensável, pois facilita que o professor veja se a postura está correta e já para o Street, o uniforme é composto por roupas mais leves e soltas.

Aqui estão alguns itens fundamentais que você deve sempre ter em sua bolsa de dança.

  • Sapatilhas extra.
  • Garrafa de água.
  • Toalha.
  • Curativos.
  • Desodorante.
  • Coisas cabelo.
  • Uniforme do ballet. Meias, collants, shorts, enfim, tudo que fizer parte do seu uniforme para fazer a aula. Lanches saudáveis.