O que não tomar junto com azitromicina?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Azitromicina não deve ser administrada juntamente com:

  • Antiácidos;
  • Ergô;
  • Derivados do ergô.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico.

tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições.

Pacientes mais velhos exigem uma dose adicional de cautela, pois tendem a tomar outros medicamentos que não raro interagem mal ou anulam o efeito da azitromicina. Essa interação com outros remédios ou até alimentos tem potencial para deflagrar inclusive danos cardíacos.

Alguns alimentos ricos em fibras são: alcachofra, banana, feijão, brócolis, lentilha, nozes, ervilha e grãos integrais. O que evitar? Os alimentos que interferem na eficácia dos antibióticos devem ser evitados, como a toranja, que interfere na quebra e absorção do medicamento.

Azitromicina di-hidratada é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração do medicamento por via oral.

Tem efeito antisséptico e antibiótico
Os flavonoides do limão agem sobre algumas bactérias por terem propriedades antissépticas e antibióticas, e dessa forma a fruta auxilia a prevenir e controlar infecções causadas por esses micro-organismos, principalmente na mucosa bucal e na garganta.

Posso tomar dipirona depois de tomar azitromicina? Sim pode sem problemas.

Pode tomar azitromicina di-hidratada com ibuprofeno? Pode sim. Não há problema.

Como melhorar o seu intestino e imunidade após antibióticos:

  1. Adicione prebióticos e probióticos. Tomar um suplemento de probióticos pode melhorar a saúde intestinal e ajudar a reabastecer as bactérias boas em seu microbioma. ...
  2. Evite os alimentos processados. ...
  3. Fique ativo.

Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Para o tratamento da faringite estreptocócica (infecção da faringe causada por Streptococcus) em crianças, foi demonstrada a eficácia de azitromicina administrada em dose única diária de 10 mg/kg ou 20 mg/kg, por 3 dias. Não se deve exceder a dose diária de 500 mg.

Antibióticos e vitamina C – Os antibióticos não devem ser misturados com vitamina C ou qualquer substância que a contenha (sucos cítricos), pois ela inibe a ação dos antibióticos.

Estudo indica que uso de antibióticos contra quadros alérgicos pode piorar o problema e gerar outros tipos de reações. A alergia, causada por diferentes fatores, atinge 35% da população do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

De acordo com o pneumologista Lucas Bello, professor de medicina da Unic Beira Rio, a medicação pode ser usada em um comprimido de dose única, a cada 24 horas, por pelo menos 3 à 7 dias do início do tratamento.

Quando você toma antibióticos, considere um complexo de vitamina B junto com ele. Ou tomar um multivitamínico que contenha 25 mg de B1 (tiamina), 25 mg de B2 (riboflavina), 50 mg de B3 (niacina), 50 mg de B6 (piridoxina), 400 mcg a 800 mcg de ácido fólico, 10 mcg de B12 e 50 mg de biotina e B5 (ácido pantotênico).

O antibiótico pode ainda destruir bactérias que convivem no trato gastrointestinal de forma pacífica. “Esse uso indiscriminado pode causar disbiose, que é um desbalanço nessas bactérias, diarreia, dor intestinal e gastrite”, explica Vargas.

O consumo de ovos contaminados com antibióticos dá lugar a que determinadas bactérias se tornem mais resistentes e a que o Homem se habitue às substâncias, diminuindo assim a eficácia de antibióticos em caso de doença.

2) Tomar de estômago vazio
Alguns medicamentos podem ser agressivos para o estômago se ele estiver vazio. “Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.

Fermentados, Vitamina K e Fibra
Por isso, para diminuir o impacto que tomar antibióticos pode causar no microbioma, legumes e verduras devem fazer parte da dieta, principalmente couve, espinafre, nabiça, acelga, salsinha, mostarda verde e couve de Bruxelas.