O que não se pode comer quando se tem refluxo?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Quais alimentos devo evitar? Quem tem refluxo deve evitar alimentos gordurosos porque a gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido. Além disso, bebidas gaseificadas não fazem bem ao estômago de quem tem refluxo, pois auxiliam o retorno do suco gástrico, causando desconforto estomacal.

E quais alimentos ajudam a evitar o refluxo?

  • Grãos integrais, como aveia, cuscuz e arroz integral.
  • Vegetais de raiz, como batata doce, cenoura e beterraba.
  • Vegetais verdes como aspargos, brócolis e vagem.

Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

Além da ardência, a dor torácica intensa e a tosse seca são outros sintomas da doença. O desconforto tende a aumentar quando a pessoa está deitada, aumentando a sensação de queimação, que também pode subir para a boca, a laringe e os pulmões. Isso acontece porque o suco ácido segue subindo quando a pessoa está deitada.

Chá para refluxo: erva-doce ou funcho
“Eles podem beneficiar positivamente indivíduos que sofrem com refluxo. Isso porque a erva tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Além disso, diminui o surgimento de gases”, destaca Adriana.

Fatores de risco:
– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

No entanto, durante a dieta é recomendado evitar o consumo de alimentos de difícil digestão, que causem gases ou que causem irritação no estômago, como frituras, salgadinhos, carboidratos refinados, como pão branco, refrigerantes, macarrão branco ou doces, e alimentos com cafeína, como café ou chocolate, por exemplo.

Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo. Essa é a posição mais indicada na hora de dormir. Os benefícios são muitos, desde facilitar o processo de digestão até melhorar a circulação sanguínea.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  • Água com limão. Dizem que o limão tem um efeito alcalinizante no organismo e por isso ajuda a neutralizar a acidez do estômago, evitando a dor que o refluxo provoca.
  • Chá de gengibre. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Chá de camomila. ...
  • Suco de babosa. ...
  • Betaína. ...
  • Mostarda.

Por último, os cereais integrais, como pão, arroz e macarrão, os tubérculos, como batata, aipim e batata-doce, e as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha são alimentos que não podem faltar na dieta de quem tem refluxo.

Sim, quem tem refluxo pode tomar leite. O refluxo não ocorre por causa desse tipo de alimento, mas por conta da imaturidade do esfíncter, entre o esôfago e o estômago.

Enquanto você promove pequenas alterações na sua rotina para eliminar o refluxo, sugiro que você aposte no chá de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia). A espinheira-santa é uma erva típica da América do Sul e fácil de ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Os alimentos gordurosos são os grandes vilões para quem tem refluxo. O médico recorda que doces industrializados, alimentos picantes e café também potencializam os sintomas e a gravidade da doença.

Os ovos também têm proteína e o abacate, fibras que nos saciam por mais tempo. Por isso, ambos podem ser consumidos por quem tem refluxo. Mas evite carne vermelha, embutidos e frituras para manter os sintomas longe!

Frutas como melões, bananas, maçãs e peras são importantes em uma dieta para diminuir as chances dos sintomas do refluxo. No entanto, evite frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, pois, por serem mais ácidas, fazem muito mal para quem está com refluxo.

A ingesta de bolo e pudim não serão a melhor opção nutricional pelo excesso de açúcar e conforme ingredientes a base de molhos picantes, molho de tomate, cafeína, gorduras ou condimentos pode estimular o refluxo gastroesofágico, sendo recomendado consumo moderado .

O melhor iogurte, caso esteja com uma dieta geral (liberada todos os tipos de alimentos, sem restrição), são aqueles naturais desnatados, pois não tem açúcar nem gordura.

O refluxo ocorre por uma falha no esfíncter que existe na base do esôfago. Esse esfíncter funciona como uma espécie de válvula, que controla a passagem de materiais nessa região – tanto o que desce para o estômago quanto impedindo os sucos gástricos de subirem.

3# Tomar água com limão
Quando o limão entra em contato com o organismo, ele se torna alcalino. Isso ajuda a amenizar a acidez do suco gástrico. Tomar meio copo de água com limão, todos os dias, ameniza a dor que o refluxo provoca.