O que não se pode comer quando está com o dente inflamado?

Perguntado por: lbonfim9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Evite comer alimentos ácidos, frios, doces ou duros antes de dormir. Esses alimentos podem agravar os dentes e quaisquer cáries que já possam ter se formado. Tente evitar alimentos que causem dor.

Como aliviar a dor do dente inflamado
fazer bochecho com água morna e sal, para tentar retirar os restos de alimento e acalmar a inflamação; fazer uma compressa com gelo na bochecha, na região da dor, durante 20 minutos a cada 3 horas.

Em situações como essa, recomenda-se o consumo de alimentos sem textura e de pratos cremosos. Sopas, caldos, purês, gelatinas, mousses e frutas macias (como banana, melancia, mamão e abacate) são algumas sugestões.

Alimentos muito quentes, frios, açucarados, ácidos ou com amido podem piorar rapidamente um problema de dor de dente subjacente. Muitas vezes é verdade que à noite, sem a distração das atividades diárias, a dor pode parecer mais óbvia e piorar.

Outros mantimentos que devem ser evitados são as frutas cítricas e os condimentos picantes, eles podem irritar a gengiva que está cobrindo o siso. A temperatura também deve ser observada. Pratos quentes podem ser grandes vilões para dores de dente, opte por pratos frios ou mornos.

O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.

Em casos de inflamações, dores e febres a Nimesulida pode ser prescrita. No caso da odontologia, essa substância em geral é receitada após intervenções que possam promover o inchaço e a dor. No caso de dor de dente também pode ser recomendado o uso do medicamento.

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

É possível extrair dente inflamado? Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

Para dores relacionadas a problemas odontológicos podem ser receitados anestésicos locais, os anti-inflamatórios e os analgésicos são utilizados para a dor de dente: dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno e ácido acetilsalicílico.

Veja agora quais são as formas de aliviar dor de dente em casa e escolha a que for melhor para você.

  1. 1 – Fazer uma compressa de gelo. O gelo ajuda a reduzir a inflamação e a aliviar a dor. ...
  2. 2 – Fazer bochechos de água com sal. ...
  3. 3 – Fazer bochechos com chá de gengibre e própolis. ...
  4. 4 – Escovar bem os dentes.

Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida. Vá ao dentista o mais rápido possível.

A dor pode estar associada também a gengiva ficar mais sensível ao mastigar sobre a região. Procure alimentos mais moles até que seja efetuada a extração dos mesmos. Pode comer ovos. Pode comer ovo sim.

Embora tanto a água fria quanto a quente possam ser desconfortáveis quando você está com dor de dente, a água morna é calmante. Isso porque a água morna ajuda a aliviar a dor, e o sal contribui para reduzir o inchaço em seu tecido gengival.

Pode parecer uma coisa banal, mas, além de ser extremamente dolorosa, a infecção dentária não tratada pode levar a um quadro grave de saúde e até matar em alguns casos.