O que não se pode comer quando está com gases?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Bebidas com gás, como refrigerantes, espumantes e águas gaseificadas; Chiclete; Frituras, como batata frita, coxinha e frango frito; Carnes processadas e refeições volumosas e com muito molho.

A lista de alimentos que pioram ou estimulam o quadro são: feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Bebidas gaseificadas, caso de refrigerantes e cervejas, também entram no grupo.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

O arroz é o único amido que não provoca gás. Alguns hidratos de carbono - como fibras, amidos e açúcares - podem também provocar flatulência pela ausência ou insuficiência de determinados tipos de enzimas, não sendo digeridos ou absorvidos pelo intestino delgado.

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.

A dor/cólica causada pelo excesso de gases no estômago pode ser aliviada com o auxílio de medicações específicas para dores na barriga. O Buscopan da caixinha verde é uma alternativa para ajudar em quadros de dor leve e cólica na região e pode ser consumido por crianças acima de 6 anos e adultos.

10. O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável.

Carboidratos não absorvíveis produzem mais gases
Evitar batata, milho e macarrão, fontes de carboidratos, também é indicado.

As frutas para preparar um bom suco para eliminar gases são laranja, limão, pera, maçã, abacaxi, mamão, melancia, abacate, ameixa e manga, por exemplo. Usar gengibre, erva-cidreira, hortelã, cereais (como aveia) e sementes (como linhaça) também é recomendável.