O que não se pode comer no candomblé?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada . O álcool (otin) é kizila de Oxalá, somente o povo de Oxalá que não pode tomar cachaça e evitar o abuso em outras bebidas alcoólicas.

Não pode sair a noite, fazer sexo, e deverá respeitar os horários de 6:00, 12:00, 18:00 e 00:00. E até que se complete um ano, outros preceitos continuarão, como: não tomar banho de mar/rio, não ir para a festa de carnaval e não frequentar ambientes com grande volume de pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas.

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Pode parecer contraditório, mas não é: a expressão tem tudo a ver com a religião e, claro, com a história do Brasil. O ritual é conhecido: despeja-se o primeiro gole da bebida no chão e logo em seguida diz-se “uma cachaça pro santo”. Segundo a cultura popular, oferece-se a cachaça para o santo em busca de proteção.

Kisimbi

Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

O grupo frequenta um terreiro de umbanda em Paraíso do Tocantins e estava em Nova Rosalândia para fazer homenagens a parentes mortos, por meio de um ritual com pipoca. "Colocar pipoca no túmulo é para levantar a alma que tá na terra, que não tem poder de subir. É para maneirar o pecado que ela tem para subir [sic].

A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática. Se a mulher teve parto normal, a penetração também pode doer e machucar.

De acordo com o blog Sete Porteiras, elementos como chaves, giz branco, ervas, azeite, correntes, amuletos, orações, velas, água, conchas, correntes de aço e alho são normalmente usados. Cada chefe de terreiro tem sua própria maneira particular de manipular os elementos físicos voltados para a proteção astral.

Estão proibidas as relações sexuais e os pratos que não sejam os do seu orixá. Nem todos os terreiros seguem à risca todas as imposições. Mas pelo menos algumas têm de ser obedecidas: é parte do compromisso do abiã com o seu Orixá e o seu pai ou mãe-de-santo.

Assim, a simbologia de Oxum e o espelho adornado de ouro que Ela carrega torna-se um importante elemento para dissolver energias dissonantes, energias negativas que possam ser lançadas em Sua direção. Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos.

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

A mitologia africana aponta, além dos orixás, a existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. Quanto aos orixás cultuados, a quantidade varia de acordo com o tipo de candomblé. Em geral, há em torno de dezesseis ou vinte orixás, cada um com sua qualidade e especificidade.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Confira um exemplo: Sààra rú ìyè ebo ikú ònòn! (Sacudo-lhe a vida com ebó, para a morte ir embora!). Sààra rú ìyè ebo ikú ònòn!

Espírito que faz a pessoa beber, existe? Sim, existe, e esses espíritos, normalmente, foram viciados nas últimas existências. Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo.

Naturalmente, a imaginação do povo escolheu na hagiologia um grupo de ao menos quatro santos católicos com santos protetores da cachaça. São eles: Santa Joana d'Arc, São Benedito, São Jorge e Santo Onofre. Mas por que dar cachaça ao santo? A tradição diz que o costume trata-se de um "crédito" antes de cometer o pecado.

E foi com isso que a cachaça passou a ser usada nas oferendas das religiões com matrizes africanas, com a mesma finalidade da Libação: um pedido de proteção aos orixás em especial ao orixá Ossain. São Benedito padroeiro da cachaça no sincretismo é orixá Ossain.

Peixes (20/02 a 20/03) - Iemanjá

Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel.