O que não se deve fazer no Dia do Índio?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.

A justificativa para a mudança no nome da data é de que a palavra “índio” tem uma conotação negativa no vocabulário popular brasileiro, sugerindo algo “atrasado”, “selvagem” e, por isso, é considerada um termo preconceituoso pelos indígenas.

Por isso, o ideal é chamar a celebração de “Dia do Indígena', “Dia dos Povos Indígenas'' ou até mesmo de “Dia da Diversidade Indígena”. Isso porque o termo "índio" além de reforçar um estereótipo de que todos os povos indígenas são todos iguais, reforça uma ideia de que são seres do passado ou selvagens.

Não é homenagem!
Existem outras formas de nos homenagear”, aponta Jéssica, e explica que a principal intenção ao se fantasiar de índio é justamente o divertimento através da chacota. “Existem muitas formas de se homenagear de fato, sem precisar de fantasia”.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

É correto falar terra indígena ou aldeia. Para se referir ao grande grupo, utilize etnia ou povo.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

O dia 19 de abril foi escolhido para se comemorar a cultura indígena a partir do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, com o objetivo de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

Esta data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual. Na tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para lembrar as novas gerações das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.

Afinal, muitos desses utensílios e artesanatos ainda são usados no dia a dia.

  • Pintura e desenho. ...
  • Ensinar palavras de origem indígena. ...
  • Contar lendas. ...
  • Faça os alunos pesquisarem. ...
  • Músicas indígenas.

Fantasiar as crianças no Dia do Indígena (Dia do Índio) na escola não é muito legal. Isso reforça estereótipos e reduz os povos a imagem caricata que foi construída fora das aldeias. Substitua essa caracterização pela apresentação da diversidade de cada povo.

O que se odeia no índio é o sol. A árvore se odeia no índio.

Não existe um casamento indígena, mas multiplicidade de costumes indígenas que variam conforme o povo, portanto diferentes casamentos indígenas, cada qual com suas peculiaridades. Um exemplo emblemáticos surge para o jurista na questão da poligamia/poliandria.

Como os índios tinham sido obrigados a cortar o cabelo para irem combater, perderam parte da sua capacidade sensorial. Os chefes indígenas explicaram que o cabelo longo é um prolongamento do sistema nervoso, o que faz com que as pessoas possam “sentir” melhor a presença de estranhos.