O que não se deve fazer na Semana Santa?

Perguntado por: osales . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Veja 10 coisas que NÃO pode fazer, segundo a tradição cristã:

  • Comer carne;
  • Matar animais, mesmo que para alimentação;
  • Tirar leite;
  • Realizar trabalho braçal;
  • Tomar café da amanhã - pois o jejum só acaba ao meio dia;
  • Exagerar na bebida alcóolica- e o vinho é a única permitida;
  • Ouvir música alta ou dançar;

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro.

Nada de namoro nem relações sexuais neste dia. A tradição também é clara sobre esse tema. Os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer, por se tratar de uma data dedicada à abstinência e à reflexão.

Na Sexta-Feira da Paixão, quase tudo é proibido. Não se pode varrer a casa, lavar roupa, pescar, jogar futebol, ou fazer qualquer gesto que se reporte à diversão ou ao trabalho.

Então, se você é católico e quer saber se poder beber na sexta-feira santa, a resposta é: não.

A Igreja Católica orienta seus fiéis, ainda, para que não consumam comidas e bebidas reconhecidamente prazerosas, como chocolates, outros doces e bebidas alcoólicas. Na visão da instituição, no sábado de aleluia ainda não é hora de festa, mas de penitência pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Tradição diz que mulheres com o nome Maria não podem pentear o cabelo. A tradição diz que na Sexta-feira Santa mulheres batizadas com o nome de “Maria”, não podem varrer a casa nem pentear os cabelos.

É importante observar que, no Domingo de Ramos e na Sexta-Feira Santa, o roxo é substituído pelo vermelho, a fim de simbolizar tanto o sacrifício até o martírio quanto a força triunfante da vida em Deus.

Se você está se perguntando se pode comer ovo na Sexta-Feira Santa, a resposta é sim. O alimento não está incluído na lista de comidas proibidas.

De maneira geral, se pode ouvir música no sábado de aleluia, desde que a música não seja vista como uma forma de desrespeitar a data ou de não honrar a fé e a devoção. É importante lembrar que cada pessoa tem sua própria interpretação religiosa e que o mais importante é o significado pessoal que é atribuído à data.

Segundo a tradição cristã, é preciso evitar comer carne vermelha e frango na Sexta-Feira Santa. Algumas pessoas optam por consumir peixe, outras, nenhum tipo de carne.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e beber álcool.

Cor vermelha

Cor vermelha
É usada no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.

O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.

Além disso, ele frisou outros alimentos proibidos além da carne. “Além de fazer abstinência de carne vermelha, é recomendado tirar o refrigerante e bebida alcoólicas para estar em sintonia com o criador de todas as coisas”, recomendou Lobo.

Via de regra, na Sexta-feira Santa, é proibido o trabalho de acordo com o artigo 70 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Porém, em algumas categorias pode ocorrer a exigência do trabalho, principalmente em serviços essenciais como hospitais, transporte, segurança pública, supermercado e outros.

São eles:

  • Não varrer a casa.
  • Não ir a festas.
  • Não realizar atos que contradigam a natureza da Sexta-feira Santa.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e fazer sexo. Porém, com o passar dos anos, as ''regras'' foram se flexibilizando. De acordo com informações do site 'DCI', não existem regras específicas para proibições.

Portanto, quem trabalha tem direito a receber o pagamento desse dia em dobro. Pragmácio Filho salienta que é proibido o trabalho em dias de feriados, segundo o artigo 70 da CLT – somente atividades autorizadas por lei podem funcionar nessas datas.

Neste período as pessoas adotam muitos costumes repassados há gerações e que se tornaram quase obrigação para os fieis. Não comer carne, não ouvir músicas seculares, fazer jejum com pão e água, não varrer a casa e até não lavar o cabelo são alguns exemplos praticados pelas pessoas durante a Semana Santa.

O jejum líquido consiste em apenas beber líquidos durante o dia, sem ingerir alimentos sólidos, estão permitidos, sucos, chás, cafés, etc. Ele não é recomendado para que possui restrições de saúde.