O que não se deve fazer em um cemitério?

Perguntado por: amaldonado8 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Dica de comportamento em enterro no cemitério

  1. Não se atrase. Chegue no horário marcado pelos familiares na nota de falecimento. ...
  2. Tenha atenção com o que será dito. ...
  3. Vista roupa discretas. ...
  4. Respeite a religião do falecido.
  5. Tente não ficar próximo do caixão. ...
  6. Desligue os aparelhos tecnológicos.

Velórios e funerais são ocasiões solenes e, portanto, pedem roupas mais formais. Isso quer dizer que roupas justas, brilho, estampas chamativas, maquiagem excessiva, camisetas, bermudas e bonés devem ser evitados.

Se você tem dúvidas em ir ou não ao cemitério no Dia de Finados para orar em favor dos parentes e amigos desencarnados, posso afirmar que não é preciso, pois podemos orar pelos espíritos onde estivermos. A oração pode ser feita em nossas casas, nos hospitais, nos templos religiosos...

“A terra do cemitério é contaminada. Nela, podem existir bactérias de infecções que mataram algumas pessoas que estão enterradas por lá. Esses microrganismos são resistentes ao tempo e sobrevivem na terra por meio de esporos, que podem ficar nos sapatos”, explica Dr. Bactéria.

Para Valdete, se analisarmos bem, lavar a roupa significa se desfazer da tristeza que envolveu o momento do velório. Sempre que se passa por uma situação estressante se recomenda tomar um banho e colocar roupas limpas. “Isso ajuda a se distanciar das lembranças ou da experiência estressante”, enfatiza.

A primeira parte da preparação para o velório se dá na escolha, pela família ou por exigências legais, da melhor técnica de conservação do corpo. Com isso decidido, passa-se ao tratamento do corpo. Uma higienização geral é feita, utilizando desinfetante apropriado, aplicado no corpo todo, inclusive nos orifícios.

Expressar os sentimentos ou condolências é a forma de confortar as pessoas próximas ao falecido neste momento tão sensível. Não é preciso falar muito. Às vezes, só sua presença já é reconfortante, mas uma mensagem curta como “Sinto muito”, “Meus pêsames” ou “Lamento pela sua perda” será bem recebida.

Na verdade, não existe um tempo certo para superar a perda de alguém, isso depende de cada pessoa, do modo como ela enfrenta e aceita a situação. Para alguns pode demorar meses, para outros, anos.

No Brasil, o hábito de vestir peças de roupas na cor branca está sendo cada vez mais utilizada, principalmente em casos de mortes decorrentes de atos violentos. A cor branca usada pelos orientais como forma de luto pode transmitir a necessidade de estar em silêncio, buscar a reflexão e paz em momentos difíceis.

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

Acender vela aos mortos é orar
Além de ser uma forma de demonstrar o carinho e cuidado que ainda se tem pelo ente querido que partiu, acender uma vela no túmulo de uma pessoa significa a esperança de uma vida eterna, e que quem foi sepultado tinha uma fé viva e irradiava luz ao seu redor.

Oração pelos falecidos
Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Há a crença na existência da comunicação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos e no espaço do cemitério como um local de estender a vida através da evocação de memórias e lembranças.