O que não se deve falar para uma pessoa com depressão?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Veja o que você nunca deve dizer a alguém em depressão:

  • 1 - Comparar a situação dela com a de outras pessoas.
  • 2 - Pedir para olhar pelo lado positivo.
  • 3 - Perguntar à pessoa o que tem de errado com ela.
  • 4 - Pedir para “simplesmente seguir em frente” ou “sair dessa”
  • 6 - Dizer que irá se sentir melhor amanhã

A sensação que um indivíduo tem durante um surto depressivo, segundo o psiquiatra, é de dificuldade em processar informações e agir, como se o cérebro não estivesse funcionando muito bem. Ao longo do surto o corpo também sofre outros tipos de alterações, como o aumento na produção de cortisol.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Um episódio depressivo casual é caracterizado por um período de tempo em que o indivíduo apresenta uma sensível alteração em seu comportamento. Geralmente, os pacientes relatam uma mudança repentina no estado de humor, e que pode durar algumas horas, dias ou semanas.

Segue algumas frases que não se deve falar em momentos de crise de ansiedade:

  1. Fique calmo. ...
  2. Eu também sou ansioso. ...
  3. Isso é bobagem, vai passar. ...
  4. Você consegue, enfrente esse medo. ...
  5. Beba alguma coisa para relaxar. ...
  6. Foi alguma coisa que eu fiz? ...
  7. Não pense nisso. ...
  8. Nada de ruim vai acontecer.

A família pode ajudar a pessoa depressiva a combater sintomas debilitantes que a levam a querer passar o dia na cama, fazer piadas autodepreciativas, se isolar ou não cuidar de si mesma. Da mesma forma, pode ajudá-la a enfrentar recaídas da melhor maneira possível.

Existem muitas possíveis causas da depressão, incluindo falta de regulação do humor pelo cérebro, vulnerabilidade genética, eventos estressantes da vida, medicamentos e problemas médicos.

Com a depressão não é diferente. Por isso, é preciso usar todos os dias as armas que Deus nos deu para nos empenhar na luta até a cura. A Palavra de Deus não nos deixa ficar secos de tristeza e de desânimo. Pelo contrário, ela nos enche de vigor e força, nos devolvendo a vida, o sorriso e a alegria.

Indícios de um retorno do quadro de depressão
Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.

«E, embora as pessoas não mudem de personalidade, podem ter alguns ajustamentos, ficam mais vulneráveis, menos confiantes e com um olhar pessimista perante a vida e, nesses casos, a depressão pode arrastar-se durante vários meses e, até, tornar-se crónica», alerta o especialista.

Mesmo tomando antidepressivos, é possível a pessoa ainda ficar deprimida? Sim. Isto porque somente é recomendado o tratamento unicamente medicamentoso para depressões leves (embora para Depressão leve somente a Terapia Cognitiva tenha melhores resultados em termos de ter menos recaídas a longo prazo).

Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.

Depressão psicótica provoca delírios e alucinações
“Ela é manifestada por meio dos sintomas depressivos, que são acompanhados dos sintomas psicóticos, como delírios e alucinações“, diz a médica. Quem é diagnosticado com a depressão psicótica pode ouvir vozes e ver pessoas que não existem.

A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como por exemplo desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente. Além disso, é comum os pacientes apresentarem transtornos de sono e apetite no começo da depressão. A depressão é uma doença volúvel.