O que não se deve falar para os filhos?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Separamos 10 frases que, mais do que ser evitadas, você não deve dizer aos seus filhos:

  • 1 - Tirou 8, mas poderia ser 10... ...
  • 2 - Você é egoísta. ...
  • 3 - Espere só até o seu pai (ou sua mãe) chegar em casa. ...
  • 4 - Não tem sobremesa se não terminar o almoço. ...
  • 5 - Coma tudo! ...
  • 6 - Pare de chorar. ...
  • 7 - Pare de agir feito um bebê

Confira as 4 dicas para melhorar a relação entre pais e filhos

  1. Dedique-se a conhecer seus filhos. Para melhorar o vínculo afetivo entre pais e filhos, é importante se dedicar e investir em conversas e momentos juntos. ...
  2. Tenham um hobbie em comum. ...
  3. Saiba respeitar suas opiniões. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda, convivência, assistência material e moral e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais (NR).

A maioria dos conflitos tem origem na dificuldade de comunicação dentro de casa. Filhos acham que pais só querem proibir. Já os pais acham que os filhos só querem permissão. É o que explica a psicóloga clínica cognitivo-comportamental, Natália Cunha, do Centro de Psicologia Aplicada (CPA).

“Com relação a Lúcifer, por exemplo, pode-se alegar que se o estado é laico pode-se usar esse nome, mas a decisão não é por questão religiosa, mas cultural. Esse nome tem uma carga muito grande”, Benachio atenta.

Há liberdade para escolha do prenome da criança por parte dos pais, ou seja, como regra geral, os genitores podem optar pelo prenome que quiserem par os filhos, não cabendo ao Estado intervir na eleição do antenome.

A síndrome de ser uma mãe ruim
O trabalho fora de casa, o trabalho dentro de casa e a correria do dia a dia nos leva ao estresse e a limites insustentáveis e isso faz com que em algumas ocasiões os pequenos se sintam afetados pelo nosso mau humor ou porque tivemos um dia ruim.

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Esta é a sua oportunidade de mostrar-lhe o que é maturidade. Ele também aprenderá muito com isso.
...
Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

Quando seu filho te presenteia com pequenas lembranças é sinal de que pensou em você.
...

  1. Olhar fixo. Desde o momento que ele nasce, você está sendo observada. ...
  2. Opinião que importa. ...
  3. Sempre perto. ...
  4. Sorriso pede sorriso. ...
  5. Confiança e aconchego.

A obsessão materna (e paterna também) tem levado pais e mães a superproteger suas crianças e adolescentes a fim de que não se machuquem fisicamente e emocionalmente. No entanto, quanto mais protegemos, mais os jogamos para os perigos de uma vida adulta sem preparo emocional.

Suas funções são: 1) fazer nascer um pai, uma mãe ou um responsável e 2) fazer nascer a si mesmo enquanto filho que vai aprender a ser, conviver, agir e interagir com os objetos, tempos, espaços e ambiente.

“Para diagnosticar o distúrbio é utilizado um critério de exclusão de outros quadros, como deficiência auditiva e intelectual e autismo. A criança com DEL tem um desempenho em comunicação abaixo do esperado para sua idade. Ela brinca e interage, mas a linguagem não acompanha essa evolução” diz a professora.

Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

Ela faz falta para tudo; para conversar, para apoiar, para amar. Ela é nosso pilar, e é seu carinho que nos mantém no caminho certo ao longo da vida. Por isso quando uma mãe parte para outro mundo, uma parte de nós vai também e jamais voltamos a sorrir do mesmo jeito.

Honrar pai e mãe significa que você olha para os seus pais sem filtros de julgamentos, apenas olha como quem concedeu-lhes a vida e a grande experiência de estar vivo. Honrar pai e mãe significa tomar a vida tal como ela lhe foi dada. Não significa dizer “sim” a tudo que eles ditam, pois isso é uma postura infantil.

Ainda, dispõe o artigo 1.635, inciso III que o Poder familiar extingue-se pela maioridade (18 anos completos) sem distinção entre homens e mulheres.