O que não se deve falar no trabalho?

Perguntado por: oguterres5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Saiba quais são:

  • Não critique a postura da empresa. ...
  • Não questione a remuneração do colega de trabalho. ...
  • Não dê detalhes da vida pessoal. ...
  • Não fale palavrões. ...
  • Não conte vantagem.

As nossas cinco dicas de como dizer não no trabalho são:

  1. Ouça atentamente quem está fazendo o pedido.
  2. Avalie o seu volume de serviço.
  3. Demonstre empatia e sinceridade.
  4. Saiba como informar a sua decisão.
  5. Se prepare para feedbacks negativos.

Dicas para dizer não ao chefe sem medo

  1. Pense nas consequências de dizer “sim” e “não” ...
  2. Dê uma justificativa válida. ...
  3. Ofereça uma alternativa. ...
  4. Lembre seu chefe da lista de tarefas que possui. ...
  5. Demonstre gratidão. ...
  6. Seja empático. ...
  7. Defina limites. ...
  8. Aja com naturalidade.

Confira 4 coisas que todos os chefes gostam de ouvir:
O seu chefe provavelmente tem que lidar com prazos dados pelos superiores dele, então ele espera que as tarefas sejam cumpridas dentro desse deadline. Cumprir prazos faz de você um profissional melhor. Você trabalha no mesmo escritório todos os dias.

Sinal 01 – seu chefe te exclui das reuniões e de bate papos informais. Sinal 02 – desacordo constante: nenhuma das suas ideias são ouvidas nem acatadas. Sinal 03 – é atribuído a você tarefas bem abaixo das suas competências e habilidades. Sinal 04 – seu chefe evita conversar com você pessoalmente.

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

Ambiente inapropriado: além da sujeira, espaços apertados e excesso de barulho são fatores que contribuem para tornar a rotina desagradável. Alguns profissionais exercem atividades insalubres por natureza, ou seja, exercem atividades que inevitavelmente os expõem a situações de risco.

O mercado de trabalho atual exige características comportamentais para que os profissionais se adaptem à nova realidade: conhecimento do negócio, flexibilidade, saber trabalhar em equipe. Também é necessário ter uma visão geral de tudo que o cerca. Além disso, é fundamental estar inteirado da tecnologia.

Ações como falar alto, abusar de gírias, usar roupas incorretas, falta de pontualidade e desrespeitar tanto a hierarquia da empresa, como os colegas podem prejudicar uma carreira de sucesso.

Pessoas falsas geralmente apresentam falas que divergem de seus atos. Para identificar um colega falso, portanto, a dica é ser observador e identificar as divergências entre falas e atos. Fique atento ao que é dito e feito por esses colegas de trabalho.

Uma delas é que você pode estar mesmo com a autoestima profissional ou pessoal muito baixa, o que te faz pensar que as pessoas não gostam de você. Por outro lado, às vezes, sem perceber ou sem nenhuma intenção negativa, você pode ter tido alguma atitude que acabou incomodando seus colegas.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

Antes que essas situações apareçam, é necessário aprender como dizer não de forma positiva, mas ao mesmo tempo firme.
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Dicas para saber dizer não de forma positiva

  1. 1 – Explique bem o que está acontecendo. ...
  2. 2 – Mantenha-se alerta. ...
  3. 3 – Não se sinta mal. ...
  4. 4 – Seja coerente. ...
  5. 5 – Seja assertivo.

7 dicas para dizer não

  1. Estabeleça prioridades. É importante você ter controle do que é prioridade para você. ...
  2. Seja honesto e educado. ...
  3. Não queira sempre agradar as pessoas. ...
  4. Cuide de você ...
  5. não" ...
  6. Trabalhe a sua inteligência emocional. ...
  7. Não tenha medo do conflito.

Expresse suas opiniões com argumentos razoáveis, sem elevar a voz, mas sem ficar em silêncio. Não seja indelicado ou grosseiro. Fale de modo educado sempre que alguém conversar com você, e responda de modo inteligente. Nunca é bom dar respostas monossilábicas, pois isso fará com que você pareça esnobe.

Agressão verbal no ambiente de trabalho pode gerar dispensa por justa causa. A agressão verbal a colega de trabalho ou a superior hierárquico já é motivo suficiente para a dispensa por justa causa do empregado, nos termos do art. 482 , j e k, da CLT . Sim, ofender, xingar, ou…

Para a jornada de trabalho ser válida pelas regras da CLT, ela deve ser de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Contudo, em alguns casos, pode ser que ela aconteça de forma diferente. Além disso, cada empresa pode dividir essa jornada em diversas escalas, como veremos a seguir.