O que não se deve comer quando se tem refluxo?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 5 de abril de 2023
4 / 5 12 votos

Bebidas gaseificadas: refrigerantes e água com gás, pois aumentam a pressão dentro do estômago; Pimenta: irrita a mucosa gástrica e aumenta a acidez; Carboidratos simples: farinha, macarrão e pão, pois diminuem a força do esfíncter que fecha a passagem entre o estômago e o esôfago.

Os inibidores da produção de ácido são os remédios mais usados no tratamento do refluxo gastroesofágico, sendo divididos em dois tipos de acordo com sua ação e incluem: Inibidores da bomba de prótons, estes como omeprazol, pantoprazol e lansoprazol.

Por último, os cereais integrais, como pão, arroz e macarrão, os tubérculos, como batata, aipim e batata-doce, e as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha são alimentos que não podem faltar na dieta de quem tem refluxo.

Fatores de risco:
– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

As frutas são algumas das melhores fontes de fibras.
Assim, algumas das melhores frutas para quem tem refluxo são as menos ácidas, como: Mamão. Banana.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Os ovos também têm proteína e o abacate, fibras que nos saciam por mais tempo. Por isso, ambos podem ser consumidos por quem tem refluxo.

Sintomas de refluxo

  • Pirose ou azia: Sensação de queimação na região central do peito, que pode irradiar da parte superior do estômago até o pescoço;
  • Regurgitação: Sensação de conteúdo gástrico refluído para boca.

Entenda por que o refluxo piora à noite. Quando estão deitadas para o lado direito do corpo as pessoas conseguem arrotar com mais facilidade. Consequentemente, o refluxo também é mais fácil de ocorrer se o indivíduo estiver deitado do lado direito.

Sim, quem tem refluxo pode tomar leite. O refluxo não ocorre por causa desse tipo de alimento, mas por conta da imaturidade do esfíncter, entre o esôfago e o estômago.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

Você pode substituir o leite integral normal pelo desnatado, pode também substituir o açúcar refinado por adoçantes naturais como mel, açúcar de coco ou açúcar mascavo”, sugere a nutricionista.

Por último, os cereais integrais, como pão, arroz e macarrão, os tubérculos, como batata, aipim e batata-doce, e as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha são alimentos que não podem faltar na dieta de quem tem refluxo.

Os alimentos gordurosos são os grandes vilões para quem tem refluxo. O médico recorda que doces industrializados, alimentos picantes e café também potencializam os sintomas e a gravidade da doença.

Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo. Essa é a posição mais indicada na hora de dormir. Os benefícios são muitos, desde facilitar o processo de digestão até melhorar a circulação sanguínea.

As causas do refluxo laringofaríngeo
Esse problema se resolve com o tempo e o desenvolvimento completo. Em outras pessoas, as causas do refluxo giram em torno dos hábitos de vida que podem não ser os ideais. Por exemplo, obesidade, alimentação inadequada, estresse, uso de drogas e álcool, além de certos remédios.

A ingesta de bolo e pudim não serão a melhor opção nutricional pelo excesso de açúcar e conforme ingredientes a base de molhos picantes, molho de tomate, cafeína, gorduras ou condimentos pode estimular o refluxo gastroesofágico, sendo recomendado consumo moderado .

O sintoma mais recorrente do refluxo é a azia (queimação). Ela pode ser acompanhada também de regurgitação, na qual o conteúdo gástrico pode chegar até a boca. Se o conteúdo do estômago alcançar a boca pode causar dor de garganta e problemas dentários.

4# Evitar líquidos nas refeições
Se tem alguma coisa que aumenta o refluxo significativamente é a ingestão de líquidos, junto com as refeições. A prática provoca a diluição do suco gástrico, provocando o refluxo, além do inchaço e azia.

Quando se trata de proteínas, carne moída ou purê, carne de porco e aves protegerão o esôfago, assim como os caldos feitos com esses ingredientes. Evite carne seca, bacon, linguiça ou salsicha e carne temperada com pimenta.

Além disso, em algumas pessoas, principalmente naquelas que também possuem esofagite, os alimentos mais ácidos como laranja, abacaxi, morango, limão, maracujá e o tomate podem causar dor e mal-estar, sendo recomendado evitar, nesses casos, esses alimentos.