O que não se deve comer na ceia de Natal?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Peru, chester e outras aves que brilham na ceia de Natal devem ficar de fora do jantar de Réveillon, segundo superstições. Por serem animais que ciscam para trás, eles simbolizam retrocesso e atraso na vida.

  • Cereja. Vermelhinha, intensa e refrescante, a cereja é um clássico do Natal brasileiro, mesmo não sendo uma fruta típica do nosso país. ...
  • Lichia. Outra fruta de origem asiática e que tem aparecido aos poucos nos Natais brasileiros é a Lichia, de casca vermelha e bastante característica. ...
  • Ameixa. ...
  • Romã ...
  • Damasco. ...
  • Figo. ...
  • Uva.

Damasco

Damasco. O damasco, tanto in natura quanto seco, é bastante tradicional do Natal. Ele é rico em fibras, por isso, ajuda a balancear a ceia natalina – geralmente composta principalmente por carnes, as quais podem dificultar o funcionamento intestinal. Além disso, é fonte de vitamina A e vitamina C.

Lista de ceia de Natal simples: o que servir?

  1. Frango recheado com farofa. As carnes típicas do Natal, como o chester e peru, costumam ter um preço mais salgado. ...
  2. Falsa bacalhoada.
  3. Salada de maionese. ...
  4. Arroz colorido. ...
  5. Pavê simples e delicioso. ...
  6. Rabanada. ...
  7. Gelado de abacaxi. ...
  8. Gelatina recheada.

Por isso separemos quatro doces típicos dessa época e mais algumas dicas para deixar as suas sobremesas com aquele clima natalino que todo mundo ama!

  1. 1 – Rabanada. Impossível começar uma lista de doces natalinos sem mencionar a estrela dessa época: a famosa rabanada. ...
  2. 2 – Pavê ...
  3. 3 – Panetone. ...
  4. 4 – Pudim de leite condensado.

Prato Principal para uma ceia de natal saudável
Pode ser por carnes brancas – menos calóricas – ou até por alimentos a base de soja. Peru, frango e peixes podem ser alternativas viáveis, e a utilização de temperos como gengibre, cúrcuma e pimenta podem intensificar o sabor.

Tender e frango:
Embora esses alimentos sejam super proteicos, a ave é contraindicada devido aos temperos, condimentos e defumação, principalmente se o tempero for a base de cebola, que causa anemia severa.

A carne de porco também é uma opção de prato principal para a ceia de Natal, especialmente para quem quer seguir uma linha mais leve de refeição. O lombo suíno é a opção perfeita, por ter baixo teor calórico, ser rico em vitaminas e minerais, além de ser muito simples de preparar.

E entre as principais comidas pode-se destacar o peru assado, salpicão, farofa, lentilha, e é claro a clássica sobremesa de Pavê. Se você querendo aprender a fazer as principais comidas de natal para ajudar na ceia desse ano ou fazer sua própria ceia, continue lendo e veja a receita das melhores.

Nozes, avelãs, amêndoas, ameixas, uvas passas, damasco e tantas outras, podem ser consumidas como petisco, em pratos doces e salgados e compor a decoração, além de oferecerem vários benefícios à saúde. Em geral são ricas em vitaminas do complexo B, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico.

Usualmente a ceia se inicia a meia-noite do dia 25 de Dezembro na tradição cristã. Mas você deve começar a servir os comes e bebes antes disso, quer uma dica de entradas para seu Natal em família?

Quais são os pratos típicos da ceia de Natal? Existem alguns pratos que são bem comuns de vermos em ceias de Natal. Dentre eles, o peru e o chester (pernil) são os principais. Além disso, como acompanhamento, temos o salpicão, farofa e um arroz branco incrementado – normalmente com as polêmicas uvas passas.

Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa. A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício.

A primeira coisa a qual você deve ter consciência é que você está sim liberado para comer doces de Natal, afinal de contas, essa é uma época festiva.

Outra boa opção também é investir em frutos do mar, em especial o camarão, que pode aparecer em tortas, saladas ou na farofa. “Ele dará uma cara mais arrumada, um ar sofisticado para a ceia”, acrescenta.

A resposta é não, apesar de a ceia cair em plena sexta-feira (dia em que, segundo a Igreja, deve haver abstinência de carne) Em 2021, o Natal cai no sábado. Mas é costume entre as famílias se reunir para começar a celebração do nascimento de Jesus já na noite da véspera da festa. Trata-se da tradicional ceia de Natal!

Sim, um churrasco em família é uma ótima opção para quem quer inovar na ceia – ou no almoço do dia seguinte – sem perder o requinte e o glamour desses dias tão especiais. Cortes nobres de frango e carnes suínas assados na churrasqueira podem tornar o seu Natal surpreendente.