O que não se deve comer antes do treino?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Fibras: “Alimentos ricos em fibras podem levar à sensação de inchaço, dificultando a digestão e acelerando o trânsito intestinal”, explica a especialista; Açúcar: produtos que contenham quantidades elevadas de açúcar, como refrigerantes e doces, também não são recomendados.

O consumo de proteína, como o ovo, no pré- treino pode ser benéfico para quem busca ganho de massa muscular, já que o nutriente deve ser ingerido no decorrer do dia, de forma fracionada, para melhorar a síntese de massa magra.

Outra dúvida muito comum é se pode ou não consumir proteína antes do treino, como os ovos, por exemplo. Segundo a profissional entrevistada, pode sim. “Os ovos são uma excelente fonte de proteína e podem ser incluídos em uma refeição pré-treino.

O horário mais indicado para se alimentar é cerca de uma hora antes do treino. Você pode comer frutas, pães ou biscoitos integrais, combinados com ovos, leite ou iogurte, por exemplo, para garantir o fornecimento de energia e fazer com que o organismo consuma açúcares durante o exercício.

Conclusão: A banana é rica em carboidratos, fibras e potássio, por isso comer banana antes do treino melhora o desempenho e ganho de massa muscular. Mas além disso evita lesões musculares como a câimbra.

Mas o que comer no pré-treino?

  • Tubérculos e raízes: batata, batata doce, mandioquinha, inhame, arroz, aveia, macarrão integral e tapioca;
  • Frutas: banana, abacate, mamão, morango e abacaxi;
  • Proteínas: frango, peixe, ovos, derivados de leite e leguminosas.

O consumo de proteínas (com ou sem carboidrato) antes dos exercícios ajuda a aumentar a síntese de proteínas musculares. Um estudo mostrou uma resposta anabólica positiva após os participantes consumirem 20g de proteína de soro de leite (whey protein) antes do exercício.

Os alimentos energéticos nos ajudam a aumentar a disposição para malhar, principalmente por serem uma grande fonte energia. Portanto, foque em determinados carboidratos, como pães, batata, mandioca, inhame e fubá. Priorize também as oleaginosas, o açaí e as fontes de lipídios.

Se você não resiste a uma boa xícara de café, saiba que a bebida pode fazer mais do que te deixar acordado antes da sua rotina de exercícios. Além de melhorar o desempenho na atividade física com uma onda de energia, ela também atua em outras frentes, contribuindo para turbinar o emagrecimento.

Ela será útil no pré-treino (e também na sua alimentação como um todo), pois é uma fonte de carboidrato simples, ou seja, será de rápida absorção, entregando energia e disposição para o seu treino.

As frutas vermelhas, como morangos e amoras, adicionam antioxidantes e carboidratos naturais. Elas também são fontes de carboidratos simples de alto índice glicêmico, ou seja, são absorvidas rapidamente pelo organismo e elevam a glicose no sangue.

Banana

Banana. Além de ser rica em carboidratos - que nos dão energia - e potássio, ela também ajuda a balancear a água no organismo. Outro benefício: ela promove relaxamento muscular e evita câimbras e dores depois do treino.

Quantas bananas consumir por dia para Treinar? A quantidade dependerá do tempo de treino e da sua intensidade, a fruta poderá ser consumida antes e depois. Mas o consumo de duas bananas por dia é bastante razoável para trazer os benefícios para a massa muscular.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros. A carne vermelha é um bom alimento para se consumir no pré-treino, porque fornece bastante energia devido à abundância de proteína.

As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B8, B12) podem auxiliar seu metabolismo de energia, daí estarem aqui, no topo da lista das melhores vitaminas para quem faz exercícios físicos.

O aquecimento antes do treino é primordial. Essa é uma etapa que ajuda a evitar lesões e até mesmo cãibras durante o treino, preparando o corpo para as atividades que serão praticadas. Por esse motivo, faça 10 minutos de atividade aeróbica, seja esteira, bicicleta, antes de iniciar o treino de musculação.

Até 30 minutos antes do exercício é possível se alimentar sem prejudicar o treino, a nutricionista recomenda ingerir alimentos de rápida digestão, como sucos de frutas.

Goiaba

Goiaba. Quando pensamos em frutas ricas em proteínas, a goiaba é a primeira opção que vem à mente.

A melhor fruta para ganhar massa muscular

  • Abacaxi para facilitar a digestão e absorção de nutrientes. Sabemos que o abacaxi possui inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar do organismo. ...
  • Banana melhora a contração muscular e treinar melhor. ...
  • Abacate potencializa a produção hormonal.

O que é bom comer depois do treino? Iogurte, leite e ovo podem ser os representantes mais famosos quando falamos de proteínas, mas há uma série de outros alimentos ricos neste macronutriente, sabia? O clássico prato brasileiro arroz com feijão é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA.

A escolha por carboidratos complexos auxilia na estabilização da glicemia, sendo boas escolhas para exercícios de resistência, além de ajudarem na saciedade. Pode-se associar, quando indicado, alguma fonte proteica como leite, iogurte e pasta de atum ou de ricota.