O que não se deve comer antes de fazer exame de sangue?

Perguntado por: eandrade6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.

Consumir alimentos e beber água em quantidades elevadas podem interferir nos resultados de determinados tipos de exames. Isso acontece, principalmente, quando é preciso verificar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como é o caso da glicose e do colesterol.

A prática do jejum garante a chamada padronização do sangue e evita que o nível de certas substâncias do sangue sejam alterados pela ingestão de alimentos, comprometendo os resultados do exame. Mas você sabia que cada tipo de exame de sangue possui o seu tempo correto de jejum?

– alimentos que contenham ferro (feijão, beterraba, açaí etc.); – alimentos que contenham vitamina C (limão, acerola, abacaxi, etc.). Alimentos permitidos: leite e derivados, bolachas doces e salgadas, doces em geral, chocolate,café, pão, macarrão, maionese, batata, arroz e ovos.

No dia da coleta, e assim que despertar, não se deve escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água.

Não há pré-requisitos para realizar a glicemia em jejum. É recomendado que o paciente mantenha a dieta habitual na semana que antecede o exame.

Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

A dosagem da glicemia de jejum pode sofrer interferência se houver consumo de alimentos ou bebidas açucaradas antes da realização do exame, jejum prolongado, medicamentos, atividade física, estresse e medo da coleta.

Jejum para exame de sangue glicemia: 8 horas para adulto e 3 horas para crianças; Jejum para exame de sangue hemograma: não precisa de jejum; Jejum para exame de sangue PSA: 4 horas; Jejum para exame de creatinina e ácido úrico: 3 horas.

24 horas

O período de jejum pode variar de 10 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da adaptação e do histórico de saúde de cada paciente.

Você sabia que alguns comportamentos podem causar alteração no resultado do exame de sangue?

  1. Postura. ...
  2. Jejum. ...
  3. Hábitos alimentares. ...
  4. Álcool e tabaco. ...
  5. Prática de atividade física. ...
  6. Uso de medicamentos.

14 horas

Orientações necessárias
Deve manter a dieta habitual nos cinco dias que antecedem a realização deste exame, mas sem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 72 horas. - Caso solicitado em jejum, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.

O ideal é evitar o exercício antes, mas você pode fazer um treino leve a moderado se já está acostumado, porém certifique-se de beber água durante e depois do treino e informe o enfermeiro antes do teste. Alguns exames de sangue também exigem jejum de água.

Orientações: é recomendada uma dieta leve por 5 dias; não se deve ingerir bebida alcoólica até 72 horas antes; e não é aconselhável a prática de exercícios físicos intensos até 24h antes do exame. O jejum pode variar entre 0 e 14 horas, para todas as faixas etárias, dependendo do pedido médico e do laboratório.

Posso ingerir café antes da coleta de sangue? Não. O café, mesmo ingerido sem açúcar, pode interferir no resultado de exames porque a cafeína causa liberação de hormônio.