O que não se articula com o esterno?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

As duas últimas costelas, chamadas de flutuantes, não se unem ao esterno.

O esterno consiste de três partes: manúbrio, corpo e processo xifóide. As costelas de forma arqueada sjo classificadas, de acordo com a sua relaçjo ao osso esterno, em verdadeiras, falsas e flutuantes.

As articulações que formam a caixa torácica incluem: Articulação manubrioesternal - manúbrio e corpo do esterno. Articulações esternoclaviculares - manúbrio e clavículas. Articulação xifoesternal - processo xifoide e corpo do esterno.

osso hióide

O osso hióide é o único osso do corpo humano que não se articula diretamente com nenhum outro, porém, os músculos que se inserem nele e na região ao seu redor têm função importante na respiração (manutenção do espaço aéreo superior na região da laringe), na fonação (fala), na deglutição (engolir os alimentos), na ...

Osso hioide

Com exceção das vértebras cervicais, o osso hioide é o único osso localizado na porção anterior do pescoço. Ao contrário de outras estruturas ósseas, não se articula diretamente com outros ossos, e está conectado aos ossos vizinhos através de anexos musculares e ligamentares.

Esterno: O esterno está localizado na parede anterior do tórax, tem como característica ser um osso alongado e achatado. É dividido em três partes de cima para baixo: Manúbrio, Corpo e Processo Xifoide.

No final do esterno pode realmente tratar-se do apendice xifóide, entretanto a dor não pode ser explicda.

A articulação esternoclavicular permite a movimentação entre a clavícula e o tronco, através do osso esterno. É uma articulação pequena, com pouca estabilidade óssea e que depende muito dos ligamentos para permanecer estável.

No chamado esqueleto axial, temos o crânio, as vértebras, as costelas, o esterno e o osso hioide: Crânio: formado por 28 ossos, é a porção responsável por garantir, principalmente, a proteção do encéfalo. Vértebras: formam a chamada coluna vertebral, a qual é composta por 26 ossos (33 vértebras).

As costelas são ossos achatados, que têm a forma de arco. Esses arcos estão presos, em uma de suas extremidades, às vértebras da região dorsal (nas costas) da coluna. São doze costelas no total. Sete delas chegam até o esterno e articulam-se com ele por meio de cartilagem.

Como parte da parede óssea torácica, o esterno ajuda a proteger as vísceras torácicas internas – como o coração, os pulmões e o esôfago. Suas funções são proteger os órgãos torácicos de trauma e também formam o anexo ósseo para vários músculos.

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).

A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região.

  • Músculo Peitoral Maior. É um músculo espesso, triangular e plano que recobre a região ântero-superior do tórax. ...
  • Músculo Peitoral Menor. ...
  • Músculo Subclávio. ...
  • Músculos Intercostais Externos. ...
  • Músculos Intercostais Internos.

diafragma

O diafragma está localizado entre o tórax e o abdômen, e sua movimentação permite que os pulmões se expandam durante a inspiração.

A articulação temporo-mandibular (ATM) ou mandíbula é o único osso móvel do corpo, se localiza na cabeça e serve para a mastigação. Ela atua juntamente com outro osso do corpo, porém imóvel, que são as maxilas.

tíbia

Localizado na coxa, o fêmur é o osso mais extenso e pesado do corpo humano. Ele articula-se com o osso do quadril (osso ilíaco), com a tíbia, e com a patela.

hioide

hioide, você ver que ele é o único osso do corpo.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.