O que não se aplica ao Arcadismo?

Perguntado por: nassuncao9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

A alternativa cujo conteúdo NÃO se aplica ao Arcadismo é: E) penetração da tendência mística e religiosa, veiculada à expressão de ter ou não ter fé. Explicação: Na verdade, essa tendência mística e religiosa relacionada ao contraste entre a fé e a razão faz parte do estilo Barroco.

Arcadismo na Literatura
Esse movimento literário representou os anseios da vida burguesa em que os poetas costumavam criticar e desprezar a vida nas grandes cidades e centros urbanos, pela agitação e pelos problemas da vida moderna.

Sobre as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto: a) Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade. b) Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo.

O eu poético: exaltação da natureza e da mitologia; Crítico: absorveu a filosofia do Iluminismo, fazendo forte crítica à burguesia e ao estilo de vida dos burgueses; Pseudônimos pastoris: os poetas fingiam outra identidade, se autointitulado pastores e assinavam suas obras como tal.

(MACK-SP) Assinale a alternativa em que aparece uma característica imprópria do Arcadismo. Bucolismo.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

Trata-se de um sujeito lírico vivendo no campo (locus amoenus), cultivando uma vida simples (aurea mediocritas), longe das dinâmicas de vida na cidade (fugere urbem). Além disso, percebemos também a valorização do amor e a idealização da amada, característica árcade que perduraria pelo movimento seguinte, o romantismo.

O arcadismo no Brasil foi um movimento que tinha como características a simplicidade, o apego à natureza, o retorno as características clássicas, o bucolismo, o pastoralismo e os termos em latim.

Por serem obras produzidas, em sua grande maioria, a partir de pseudônimos, na poesia árcade era comum, portanto, o fingimento poético. Esse fingimento consiste, em suma, na expressão de emoções que não são próprias do poeta, mas sim simulações ou imitações de sentimentos baseados em modelos clássicos e renascentistas.

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica à vida nos centros urbanos (fugere urbem em latim = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

Arcadismo foi um movimento literário que aconteceu no século XVIII e foi influenciado principalmente pelo Iluminismo e pelo avanço industrial da Europa.

As obras líricas do Arcadismo no Brasil são aquelas que buscavam expressar os sentimentos de um sujeito lírico. Os principais autores dessa vertente são Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.

Resposta verificada por especialistas. Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que "além das características europeias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional." Por esse motivo, a letra C é a opção correta.