O que não representa o impacto ambiental?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A mobilidade urbana não é um impacto ambiental pois, é um conceito utilizado para se referir ao: deslocamento de pessoas em uma cidade, a fim de realizar atividades sociais e econômicas.

Os 5 principais problemas ambientais que podem aparecer na prova e na redação

  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.

Os impactos ambientais negativos são ocasionados quando há o rompimento do equilíbrio ecológico devido à pressão que o homem exerce sobre os recursos naturais e está diretamente ligado aos hábitos e costumes existentes na sociedade.

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

Letra D. Valoração dos impactos por meio de indicadores. Explicação: As listas utilizadas em Avaliações de Impactos Ambientais não contemplam o uso de indicadores.

Tipos de impactos ambientais

  • Diretos e Indiretos.
  • Temporários, Permanentes e Cíclicos.
  • Imediatos, de Médio e Longo Prazo.
  • Reversíveis e Irreversíveis.

As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.

São exemplos de tipos de poluição da água: poluição térmica, poluição química, poluição biológica e poluição sedimentar.

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

Os principais problemas ambientais observados no mundo são a poluição atmosférica, o aquecimento global, a poluição hídrica e dos solos, o desmatamento, as queimadas, a desertificação e a perda de biodiversidade.

Rompimento da barragem do Fundão

Rompimento da barragem do Fundão em Mariana (2015)
Considerada a maior tragédia ambiental do Brasil até o momento, esse evento aconteceu em 2015 na cidade mineira de Mariana.

Impactos negativos são aqueles onde as alterações geram danos para o ambiente ou para os recursos naturais. Da mesma forma, o impacto ambiental positivo resulta em melhorias para o meio em que vivemos. É normal que a maioria das pessoas associe o tema apenas com problemas e aspectos negativos.

Exemplos como aumento de receitas, remoção da população local, geração de empregos, impacto em comunidades nativas, aumento do custo de vida e pressão nos equipamentos sociais expressam apenas alguns elementos da diversidade desses impactos.

Como impacto ambiental positivo pode-se citar a recuperação das matas ciliares, a limpeza de rios e o replantio de árvores, bem como a criação de espaços verdes em grandes centros urbanos.

Importância, Duração, Condição ou Reversibilidade, Ordem, Temporalidade, Escala, Cumulatividade e Sinergia.

Já na caracterização deve constar:

  • localização;
  • número de funcionários;
  • infraestrutura interna para apoio da obra;
  • descrição dos processos industriais (principalmente dos que diminuirão o impacto ambiental, como tratamento de efluentes e sistema de filtro ou dispersão dos poluentes).