O que não quebra o jejum metabólico?

Perguntado por: acavalcanti7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Chás, café e água não quebram o jejum calórico, ou seja, não possuem calorias. Já shots de limão, café ou chás com TCM ou C8 (ácido caprílico) não quebram o jejum metabólico, isto é, mantém o organismo em um estado de cetose produzindo corpos cetônicos como fonte energética.

Logo, para quebrar o Jejum Calórico, basta que você faça ingestão de qualquer tipo de caloria durante o período do Jejum. Então, se você ingerir calorias, independentemente da quantidade, você já está quebrando o seu Jejum Intermitente Calórico.

Após isso, comer comida de verdade: vegetais pobres em amido, proteínas, gorduras. Evitar refeições só de carboidratos, pois pode dar um pico glicêmico, pode causar uma hipoglicemia reativa – que não é algo favorável para quem busca emagrecer, que é o motivo de muitos fazerem jejum.

Além disso, existem dois tipos: Jejum Calórico e Jejum Metabólico. O Calórico ou Fisiológico tem o objetivo de reduzir o consumo de calorias. Nessa perspectiva está permitida a ingestão de água, chás e café (s/ açúcar ou adoçantes). Já o Metabólico objetiva a redução de estímulos à liberação de insulina.

Existem dois tipos de jejum: o fisiológico, que é não comer absolutamente nada, e só ingerir líquidos não calóricos, como água, chás e café, sem adoçante algum. E o jejum metabólico, que é quando se pode ingerir alimentos que não provocam picos de insulina.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Você pode quebrar o jejum com água com limão e posteriormente ingerir ovos, refeições com proteínas, legumes, vegetais e pequena quantidade de carbo de baixo índice glicêmico ou mesmo um bullet proof!

Como Quebrar O Jejum Em Outros Casos
Isso inclui alguns alimentos low-carb — como carnes, ovos, e legumes. Mas também pode incluir outros alimentos com maior quantidade de carboidratos — como tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha) e frutas mais doces (banana, caqui, manga, dentre outras).

Todas as vitaminas que não têm calorias significativas, como vitamina A, B, D e todas as outras podem ser consumidas durante o jejum.

6 horas

Após as primeiras 6 horas, quando não há mais glicose disponível no organismo, inicia-se o processo de cetose, que consiste na queima de gordura para gerar corpos cetônicos e, assim, produzir de energia.

Como entrar em cetose em 7 passos:

  1. Restrição dos carboidratos. ...
  2. Restrição de proteínas para valores moderados. ...
  3. Coma suficiente quantidade de gorduras para te deixar saciado por mais tempo. ...
  4. Coma somente quando estiver com fome. ...
  5. Jejum intermitente. ...
  6. Exercício eleva os níveis de cetose e ajuda na perda de peso. ...
  7. Durma bem.

As melhores frutas para escolher durante o jejum intermitente incluem: Morango. Framboesa. Mirtilo.

O cardápio para jejum intermitente deve priorizar alimentos saudáveis, como frutas e vegetais frescos, leguminosas e cereais integrais, como arroz e macarrão integrais, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a equilibrar o nível de açúcar no sangue, importante para o controle da fome durante o jejum.

Ou seja, quando feito da maneira correta, o jejum intermitente pode aumentar os níveis de HGH e ajudar na queima de gordura, sem perder massa magra. Mas para que isso aconteça, é essencial manter uma alimentação adequada e balanceada entre os períodos, com ingestão de carboidratos e proteínas de qualidade.

Qualquer quantidade de calorias tecnicamente quebra o jejum intermitente. Tecnicamente, consumir qualquer quantidade de calorias quebra o JI, e algumas calorias podem inclusive inativar algumas das vantagens do jejum.

“Não há benefício na perda de peso quando comparamos o jejum intermitente e outros regimes de restrição calórica”, assegura. Para a especialista, o jejum pode levar à perda de peso, mas graças à restrição calórica, e não por promover uma queima de gordura mais rápida.