O que não posso levar na mala?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Itens que não podem ser levados na bagagem de mão

  • Armas. ...
  • Objetos pontiagudos ou cortantes. ...
  • Ferramentas de trabalho. ...
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis. ...
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.

Na mala de mão – que pode ser uma bolsa ou uma mochila – você deve colocar seus pertences pessoais, documentos, dinheiro, celular, remédios e comidas rápidas.

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a recomendação é de 500ml por item, e no total 2 litros. Vale sempre a dica de consultar, no site da cia.

Sim, você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante, entre outros. Mas se atente a quantidade permitida. Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2kg ou 1,2litro.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro. O turista pode conseguir uma dessas sacolas plásticas especiais no próprio aeroporto.

Cosméticos sólidos, como batom, blush cremoso e produtos em stick, por exemplo, são liberados dentro do avião, assim como pós compactos. Produtos líquidos, como base, corretivo e spray fixador também são liberados desde que sejam em frascos com menos de 100ml para voos internacionais.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

Power banks: O carregador portátil pode ser levado na cabine, com basicamente as mesmas regras das baterias de lítio metálico, de acordo com a capacidade.

23 kg

A maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais — seja ela paga ou incluída no valor da passagem: 23 kg. O valor do excesso de bagagem por peso não é uma regra única.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

Roupas: leve apenas o necessário na bagagem de mão
Por isso, utilize o bom senso e não tenha dó de deixar algumas peças de fora. Coloque na mala somente o necessário e uma pequena sobra para emergências.

Sim, você pode levar comida no avião.
Porém, é extremamente importante respeitar as regras de segurança do aeroporto. Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

Para diminuir os riscos, a dermatologista ensina a colocar os frascos de perfumes mais frágeis embrulhados em plástico bolha, para amortecer possíveis impactos. Também use um pedaço de fita adesiva na saída do spray para evitar saída involuntária do produto.

Posso levar secador de cabelo, chapinha ou ondulador para cabelo no avião? É permitido na bagagem de mão, até um por pessoa e também no porão.

Pode levar desodorante de aerossol no avião? Segundo as regras da Anac, é permitido levar desodorante aerossol em voos dentro do País na bagagem de mão. Entretanto, no máximo, 4 frascos do produto em até 300 ml ou 300 gramas.

No item pessoal geralmente são levados notebook, tablet, máquinas fotográficas, documentos, produtos de higiene pessoal que podem ser necessários durante o voo, livros ou passatempos, remédios, além de uma muda de roupa (porque – três batidinhas na madeira – ninguém está livre de ter a bagagem despachada extraviada).

Se você quiser levar uma mochila de mão maior que o espaço embaixo das poltronas, deve viajar apenas com ela. Nesse caso, a mochila é considerada bagagem de mão, em vez de item pessoal, e deve ser transportada no compartimento superior do avião. Além disso, cada passageiro só pode carregar uma mala no compartimento.