O que não pode usar na gravidez?

Perguntado por: aornelas2 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Lembrando que metais pesados, conservantes, corantes, amônia, benzeno e formol, entre outros, podem trazer riscos para o desenvolvimento do bebê.

A tinta de acrílico, à base de látex, é segura, mas só se estiver em ambiente arejado. Já a tinta à óleo ou esmalte, são mais perigosas pois podem aumentar o risco de provocar um aborto espontâneo, o bebê nascer com problemas físicos congênitos, ou ainda apresentar dificuldades de aprendizagem.

O período fértil tem uma duração de 6 dias. O dia da ovulação e os 5 dias anteriores constituem a altura de maior probabilidade de gravidez, o que constitui quase uma semana fértil em cada ciclo menstrual.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Maus hábitos. Fumar, consumir bebidas alcoólicas, usar drogas ou abusar da cafeína aumentam o risco de aborto.

- Acetona: Removedor de esmalte não faz mal nem para a gestante nem para o bebê, está liberado.

Quem está grávida não precisa parar completamente de tomar café e refrigerantes ou de comer chocolate, mas é recomendado que o consumo seja moderado e não ultrapasse as 200 mg por dia. Essa quantidade equivale a, mais ou menos, três cafés expressos.

O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

Muitas mulheres relatam, inclusive, o aumento do apetite sexual nesse período. Isso acontece porque, além de estar mais segura em relação à gravidez, sintomas indesejados, como enjoo, já não se manifestam.

Cavala, atum, peixe-espada, garoupa e cação contêm níveis elevados de mercúrio, que podem prejudicar o desenvolvimento adequado do sistema nervoso do feto.

Sabe-se que a ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de drogas ampliam o risco da perda. Além disso, o uso indiscriminado de analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais e aspirinas, se usados próximos à concepção, também está na lista de fatores de risco. O mesmo vale para o consumo excessivo de cafeína.

A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Por que a Barriga de Grávida Fica Dura? A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga ” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.