O que não pode trazer na mala?

Perguntado por: emedeiros8 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Confira alguns exemplos do que você não pode carregar na bagagem de mão.

  • Armas. ...
  • Objetos pontiagudos ou cortantes. ...
  • Ferramentas de trabalho. ...
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis. ...
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.

Pode levar desodorante de aerossol no avião? Segundo as regras da Anac, é permitido levar desodorante aerossol em voos dentro do País na bagagem de mão. Entretanto, no máximo, 4 frascos do produto em até 300 ml ou 300 gramas.

Sim, você pode levar seu remédio no avião, inclusive em viagens internacionais. No entanto, em alguns casos, a resposta para essa pergunta não é tão simples e envolve alguns aspectos que precisam ser considerados, como a apresentação do medicamento (líquidos têm restrição maior, como mostraremos).

Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a recomendação é de 500ml por item, e no total 2 litros. Vale sempre a dica de consultar, no site da cia.

23 kg

A maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais — seja ela paga ou incluída no valor da passagem: 23 kg. O valor do excesso de bagagem por peso não é uma regra única.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

Sim, você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante, entre outros. Mas se atente a quantidade permitida. Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2kg ou 1,2litro.

Já quando o assunto é bagagem de mão, ou a bagagem que vai junto com o passageiro na cabine durante o voo, o limite de líquidos é de um saquinho com no máximo 1 litro em embalagens que não ultrapassem 100 ml cada. Ou seja, se o seu perfume for menor que 100 ml você poderá levá-lo sim junto a você na cabine.

Alguns dos remédios mais procurados para aliviar a tensão durante o voo são o Rivotril, Diazepam, Frontal, Dormonid e o popular Dramin, cuja prescrição para dormir no avião é controversa, como explicou o Doutor Daniel de Sousa Filho, médico psiquiatra do Hospital Albert Einstein, em entrevista ao Airway.

Medicamentos líquidos podem ser despachados ou levados na cabine do avião sem qualquer restrição no caso de voos domésticos. Nas viagens internacionais, passageiros podem despachá-los na mala ou então, se preferirem levar na cabine, devem se certificar de que o frasco do medicamento tenha menos do que 100 ml.

Maquiagem. Cosméticos sólidos, como batom, blush cremoso e produtos em stick, por exemplo, são liberados dentro do avião, assim como pós compactos. Produtos líquidos, como base, corretivo e spray fixador também são liberados desde que sejam em frascos com menos de 100ml para voos internacionais.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Roupas: leve apenas o necessário na bagagem de mão
Por isso, utilize o bom senso e não tenha dó de deixar algumas peças de fora. Coloque na mala somente o necessário e uma pequena sobra para emergências.

Em bagagem despachada: Não mais do que 0,5 Kg ou 0,5 L por artigo. Válvulas devem ser protegidas para prevenir a liberação do conteúdo.

Segundo a ANAC, os líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml. O limite máximo permitido é de 1 L ou 10 frascos de 100 ml. Os produtos devem ser armazenados em uma embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.