O que não pode tomar junto com ferro?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Os comprimidos de ferro geralmente não devem ser tomados com alimentos, certos antibióticos, chá, café, suplementos de cálcio ou leite.

Ferro e vitamina C, por exemplo, devem ser ingeridos juntos, já que um potencializa o efeito do outro.

Ambos podem ser ingeridos em caso de deficiências de vitamina D e ferro. Para isso você deve consultar um nutricionista. Pode tomar, um não anula o efeito do outro.

Comprimidos de ferro são melhor absorvidos em um ambiente ácido. Tomar ferro com um comprimido de 250 mg de vitamina C ou suco de laranja pode aumentar a absorção de ferro.

Revisar a dose utilizada de ferro elementar – dose alvo de 100 a 200 mg/dia (4 a 5 comprimidos de sulfato ferroso 40 mg) e tempo de tratamento. A resposta esperada é de um aumento aproximado de 1 g/dl na dosagem de hemoglobina em 4 semanas.

De acordo com o Hospital Sírio Libanês, a sugestão é ingerir a vitamina C com o ferro, já que um potencializa o efeito do outro. Outro ponto de atenção é a ingestão bem antes ou depois do café da manhã, já que fibras atrapalham a absorção da maioria das vitaminas.

Frutas como limão, tangerina, laranja, morango, abacaxi, caju, acerola e maracujá são ricas em vitamina C, o que ajuda a aumentar a absorção de ferro nos alimentos.

Não tem problema algum.

A combinação do Ferro junto das Vitaminas B9 e B12 é uma ótima sugestão de suplementação para quem quer cuidar da saúde cardiovascular. O ferro é fundamental para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA e metabolismo energético.

São recomendados pela manhã e em jejum, ou após as principais refeições. Lembrando que a vitamina C e ferro presentes em alimentos como laranja e feijão , por exemplo, devem ser utilizados juntos, pelo fato de um potencializar o efeito do outro.

vitamina C

Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil).

A interação competitiva entre ferro e zinco tem sido demonstrada em experimentos com animais e humanos, podendo ocorrer com excesso de ferro interferindo no zinco como também em sentido contrário9,22,27.

Durante a noite todas as atividades fisiológicas importantes reduzem o seu ritmo, afim de restaurar e reparar os tecidos e órgãos. Nesse momento, o ferro disponibilizado pela ingestão do sulfato ferroso não terá ação, e pode ser, então, desperdiçado pelo organismo.

O que pode atrapalhar a absorção de ferro pelo organismo? Algumas condições podem causar a má absorção de ferro. Entre elas estão doença celíaca, doença de Crohn, cirurgia gastrobariátrica e ingestão de antiácidos ou antibióticos em excesso.

O ferro é um mineral essencial à vida, mas o consumo excessivo de ferro pode causar sintomas graves, lesão hepática e até mesmo morte. Os sintomas desenvolvem-se aos poucos, começando com vômitos, diarreia e dor abdominal.