O que não pode ter em um resumo?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Pessoal. Um resumo não deve ter as palavras do autor da obra original. Ele deve ser escrito pelo seu próprio autor. Ou seja, se é você que está resumindo, seus pensamentos que precisam ser usados na redação do texto.

O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.

Assim, fica mais fácil saber o que pode atrapalhar o entendimento do leitor sobre o assunto abordado.

  • Fugir do tema.
  • Não ter cuidado com a estrutura do texto.
  • Utilizar vícios de linguagem.
  • Errar a gramática e ortografia.
  • Não se atentar a coerência e coesão do texto.

Deve-se evitar ao máximo o uso de termos imprecisos, vagos e ambíguos, ainda que tenha que utilizar a linguagem natural.

NBR 6028 – ABNT – RESUMOS. O resumo que deve ser utilizado na Jornada Acadêmica é descrito pela norma NBR 6028, que o considera como resumo informativo.

Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos

  1. Fazer uma leitura atenta. ...
  2. Marcar partes importantes. ...
  3. Anotar comentários. ...
  4. Pensar em correlações. ...
  5. Organizar as informações. ...
  6. Escrever com as próprias palavras. ...
  7. Fazer listas ou tópicos. ...
  8. Ler novamente.

6 dicas para fazer um resumo incrível

  1. Conheça o texto e, depois, leia com atenção.
  2. Busque conceitos, definições e palavras-chave. ...
  3. Escreva o texto com suas palavras.
  4. Organize as ideias principais. ...
  5. Deixe espaço para preencher conteúdo.
  6. Faça exercícios.

Dicas de como fazer resumo

  1. Leia com atenção. A primeira dica para fazer um bom resumo é entender o texto. ...
  2. Destaque as partes importantes. ...
  3. Escreva um resumo com as suas palavras. ...
  4. Evite uma lista de tópicos.

Quais são os 3 tipos de resumo?

  1. Resumo Indicativo. Resume somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos oferecidos do texto original. ...
  2. Resumo Informativo. Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original. ...
  3. Resumo Crítico.

Quanto ao conteúdo, um resumo deve conter, obrigatoriamente: objetivo geral do artigo; o marco teórico que sustentou o estudo (principais conceitos, fundamentos); a descrição básica da metodologia; e os principais resultados.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.

4 erros de redação mais comuns para você evitar

  • Má interpretação da proposta e fuga do tema. ...
  • Períodos muito longos. ...
  • Falta de coerência e coesão. ...
  • Erros de gramática. ...
  • Dica ouro: a estrutura da dissertação para o Enem.
  1. Cuidado com a concordância entre os verbos. Se você já ouviu alguém usando a clássica frase “a gente fomos”, com certeza já presenciou um erro de concordância verbal. ...
  2. Uma vírgula pode mudar tudo (literalmente) ...
  3. Adeus ao pleonasmo na escrita. ...
  4. O jeito certo de usar os pronomes demonstrativos. ...
  5. Preste muita atenção na regência.

Um texto conciso é um excelente caminho para se obter correção, pois quanto mais palavras supérfluas, mais chances de erro, principalmente de pontuação. Recomenda-se não redigir períodos grandes, evitar o uso excessivo de adjetivos, escolher palavras menores e mais simples, retirar vocábulos supérfluos.

Se você encontrar uma lista de compras num ônibus, não pode considerá-la um texto, porque não faz sentido para você, ou seja, está fora do seu contexto. O mesmo acontece com a palavra "silêncio" nas paredes dos hospitais, está atrelado ao contexto e, por isso, é considerada um texto.

Confira 7 dicas para escrever bem

  1. Leia mais. A leitura e a escrita não vivem sozinhas, uma sem a outra. ...
  2. Escreva sobre o que gosta. Na hora de praticar, escolher assuntos do seu interesse para escrever é uma das melhores dicas. ...
  3. Tire as dúvidas que surgirem. ...
  4. Faça um diário. ...
  5. Seja objetivo. ...
  6. Leia em voz alta. ...
  7. Peça feedbacks.

O resumo não deve conter citações bibliográficas, tabelas, quadros, esquemas. Dar preferência ao uso dos verbos na 3ª pessoa do singular. Tempo e verbo não devem dissociar-se dentro do resumo.

PALAVRAS-CHAVE: Inserir de 3 a 5 palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após o último termo. Não utilizar termos que já apareceram no título e evitar o uso de expressões com mais de 3 palavras para cada palavra-chave.

1)A primeira frase do resumo deve ser significativa, explicando o tema principal do documento; 2)A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).

O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.