Que tipo de material pode ser esterilizado na estufa?

Perguntado por: daraujo8 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A esterilização por calor seco ou seja a estufa de esterilização e secagem é mais indicada para vidraria, metais e substâncias em pó, este tipo de esterilização não danifica os materiais de corte, nem forma ferrugem.

Não orientamos, contudo, o uso da estufa para outros materiais, pois o processo de esterilização em estufas é menos seguro do que em autoclaves, uma vez que exige longa permanência e altas temperaturas, podendo ocorrer falhas no processo de esterilização, além disso os equipamentos utilizados atualmente não são Page 6 ...

O calor é o melhor método de esterilização, podendo ser utilizado o calor seco (estufa) a 160 °C, por 1 hora e meia, 170 °C por 1 hora ou o calor úmido (autoclave) 122°C durante 15 minutos. Alguns cuidados devem ser tomados para que o processo de esterilização seja eficaz, sem danificar os instrumentos.

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Os materiais que não podem ser esterilizados em autoclave são as (os) pinças. roupas privativas. compressas cirúrgicas.

ESTERILIZAÇÃO POR CALOR SECO
Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas. Exemplos: estufa, flambagem e incineração.

Uma estufa de esterilização e secagem é um equipamento importante para laboratórios que precisam aquecer, secar ou esterilizar materiais. O funcionamento dessa máquina é relativamente simples. A maioria das estufas de esterilização e secagem utiliza uma fonte de calor elétrica para gerar a temperatura desejada.

As razões para a proibição se devem ao fato desse equipamento ser passível de apresentar pontos frios, resfriamento da temperatura por abertura da estufa durante o ciclo e ausência de controle da manutenção do tempo de exposição ao calor seco (SOBECC, 2017).

Especialistas indicam que não é permitido trocar o papel grau cirúrgico pelo papel alumínio na autoclave, já que o alumínio é mais recomendado para uso em estufa.

A embalagem correta para estufa são caixas metálicas fechadas individualizadas para cada paciente/cliente e não o papel alumínio. Embora seja compatível com o processo de esterilização a seco, não fornece barreira. Como é frágil, pode ser facilmente rompido e o material se contamina.

A esterilização com a estufa, como a gente já explicou, é feita com calor seco. Por isso, se você usa alicates e outros instrumentos que são de aço niquelado ou qualquer outro metal diferente de inox, então, pode fazer a esterilização aqui.

não usar. a estufa para fazer a esterilização das pinças porque Maria não é indicado usar isto Só para fazer a esterilização das Finanças porque a estufa gente ela não tem. é aquele medidor de temperatura não tem o medidor de temperatura.

Tipos de embalagens para esterilização de materiais hospitalares

  • Papel Kraft. O uso do papel kraft como embalagem para esterilização é proibido pela Anvisa, segundo a RDC15/2002. ...
  • Brim (algodão) ...
  • Papel Crepado para esterilização. ...
  • Papel Grau Cirúrgico. ...
  • Tecido SMS para esterilização. ...
  • Conclusão:

Mesmo que ambas possuam funcionalidade semelhante, a principal diferença entre a estufa e a autoclave está no seu funcionamento. Enquanto a autoclave utiliza do calor, pressão e umidade para mortificar os microrganismos, a estufa faz esse caminho utilizando o calor seco, por meio da oxidação.

Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama.

Os produtos que chegam à sua casa em embalagens de plástico você deve esterilizar usando uma flanela de limpeza e sabão em barra ou sabão líquido, mas se preferir poderá também, usar álcool solução 70%.

As seringas atuais não são apropriadas para passar por processo de esterilização, infelizmente temos sempre que descartar.

É passível, no entanto, de esterilização a 121°C por 20 minutos ou 134°C por 4 minutos.