O que não pode ser bloqueado pelo Bacenjud?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Já os bens e valores que não podem ser penhorados pelo Bacenjud são: vencimentos de salários, pensões e aposentadorias. Além disso, valores depositados na poupança são limitados a 40 salários mínimos. Entretanto, caso estes valores impenhoráveis sejam bloqueados, é possível liberá-los através de auxílio jurídico.

Se a sua conta foi bloqueada, só vai ser desbloqueada por ordem do juiz e para realizar o pedido você deve constituir um advogado para realizar o procedimento dentro do processo judicial.

SISBAJUD. O STJ não é responsável por bloqueios de valores em execuções realizadas por outros Órgãos do Poder Judiciário. Eventuais solicitações de informações sobre tais procedimentos devem ser direcionadas ao Órgão ou Magistrado que determinou o bloqueio.

A forma mais eficiente de evitar o bloqueio judicial da conta-corrente é sempre pagar as suas dívidas.

Quanto tempo dura um bloqueio judicial? Depois da determinação do juiz, o bloqueio judicial dura um dia inteiro. Portanto, qualquer valor que cair na conta durante esse período será bloqueado.

Poupança é protegida; para outros investimentos não há consenso. O dinheiro que um devedor tem guardado na poupança também é protegido da penhora por lei.

Se o devedor não possui bens em seu nome que possam ser penhorados, cabe ao juiz do processo determinar meios alternativos de pagamento da dívida, como um percentual do salário. Entretanto, isso depende da natureza da dívida, pensões alimentícias, por exemplo, são um caso onde a penhora pode ser executada.

Não há um limite, o bloqueio pode acontecer por diversas vezes, desde que seja feito um pedido por um juiz.

A teimosinha Sisbajud é uma ferramenta utilizada no sistema de bloqueio judicial para busca de ativos financeiros em conta bancária, com isso o bloqueio poderá durar até 30 dias e ser renovado mediante requisição do credor ao juiz.

A atividade física, mesmo que seja só por alguns minutos, pode ajudá-lo a se sentir melhor e a liberar suas emoções bloqueadas. Pule, corra, dance ou faça exercícios — isso vai ajudar você tanto física quanto emocionalmente. Deixe-se sentir suas emoções. Dê a si mesmo tempo para sentir sua raiva, tristeza ou culpa.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou ontem o Projeto de Lei 182/07, do deputado Takayama (PSC-PR), que proíbe o bloqueio judicial de conta bancária utilizada para recebimento de salários, desde que não seja usada em aplicações financeiras.

Essa renovação é chamada de teimosinha e tem o intuito de que seja localizado dinheiro na conta do devedor por um período de tempo maior, atualmente o bloqueio judicial de conta pode durar até 30 dias, podendo ser renovada.

Contas bancárias em bancos digitais podem sofrer bloqueios judiciais? A resposta é sim, podem, pois ainda que não possam ser alcançadas pelo Sisbajud, as contas bancárias mantidas em bancos digitais não estão totalmente livres de sofrer bloqueios judiciais.

A "teimosinha", implantada em abril, permite a busca automática e contínua de ativos nas contas do devedor. Inicialmente, a medida podia ser aplicada por 30 dias. Com a ampliação do prazo, o acórdão do TJ-SP permite buscas ilimitadas.

Não é possível movimentar o dinheiro já existente na conta bancária bloqueada judicialmente, uma vez que a finalidade do bloqueio é justamente reter os valores para pagamento da dívida.