O que não pode plastificar?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Olha, as leis estaduais e federais proíbem plastificar alguns documentos como Carteirinha de Vacinação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Registro Geral, o RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, tá?

Algumas pessoas ainda não sabem, mas os documentos pessoais de identificação não podem mais ser plastificados.

Ele possui uma tarja plástica cobrindo os campos impressos, que se retirada, rasga e inutiliza o documento, dificultando as falsificações. Deve ser acondicionado em envelope plástico, podendo ser aberto para verificação.

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há nenhuma penalidade criminal para quem plastificar um documento legítimo.

O documento pode ser plastificado ou anexado à carteira de trabalho. A mudança, além de facilitar o trabalho de quem busca o registro, beneficia também os trabalhadores que procuram as unidades do ministério para outros serviços.

Trabalhar com plastificação, por exemplo, é uma ótima alternativa para ganhar dinheiro e ter mais liberdade financeira. A técnica é simples, mas bastante procurada para plastificar projetos, papéis e cartões. O principal objetivo do processo é aumentar a vida útil e proteger os materiais da umidade.

Portanto, você pode plastificar, cardápios, plaquinhas ou cartazes de promoções, além de vários outros itens: Carteirinhas; Documentos (RG, título de eleitor, CNH);

A Carteira de Habilitação deve conter o texto “É Proibido Plastificar” no lado esquerdo da face inferior, porém, não há previsão de penalidade pela plastificação do documento.

Principais cuidados com o diploma: não molhar, não plastificar, não perfurar, grampear ou prendê-lo com clipes, não colar adesivos, não deixá-lo exposto ao sol, evitar contato com areia, umidade e produtos químicos, evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo.

O cidadão pode mandar plastificar de novo ou precisa solicitar outra via? O assessor jurídico do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evando Assis, explica que o plástico é destinado à conservação e proteção da carteira e garante que não há problema em fazer nova plastificação, se necessário.

Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de ser vítima de uma fraude.

O cidadão pode mandar plastificar de novo ou precisa solicitar outra via? O assessor jurídico do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evando Assis, explica que o plástico é destinado à conservação e proteção da carteira e garante que não há problema em fazer nova plastificação, se necessário.

“É importante lembrar ao cidadão que não é viável plastificar o documento, para não dificultar a leitura do QR Code pela autoridade de trânsito”, ressaltou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.

Olha, pra fazer papéis durarem, o plástico para plastificação é ótimo. Dá pra colocar em documentos e artesanato. Ele também é conhecido como polaseal ou pouch film e tem uma espessura ideal pra proteger qualquer papel da poeira, água, outros líquidos e sujeiras.

Cuidados com o CRV
O documento não deve ser rasurado nem plastificado.

Sim, é possível viajar de ônibus com xerox do documento de identidade, desde que seja uma cópia autenticada em cartório. Posso viajar de ônibus com carteira de trabalho? Pode! A CTPS é válida como documento de identificação para embarque (vale lembrar que não são aceitos crachás da empresa).

ATENÇÃO: Diplomas e Certificados não podem ser plastificados (documentos plastificados não possibilitam a autenticação de cópia).

Sim. Ao contrário de outros documentos, como a carteira de habilitação e a carteira de identidade (Registro de Identidade Civil), o título de eleitor pode e deve ser plastificado para melhor conservação do documento.

- Não é possível apostilar documentos plastificados ou com emendas; - Documentos particulares só são apostilados se for feito o reconhecimento da(s) firma(s) presente(s) nos mesmos; - É preciso analisar que alguns documentos originais possuem validade para determinado fim.

Contudo, o correto é Polaseal mesmo, um plástico para plastificação, também conhecido como "pouch film". Esse plástico envolve o documento em um processo de aquecimento na plastificadora, sem nenhum ponto de entrada ou saída, evitando, assim, que o material estrague com o tempo.