O que não pode passar no cartão alimentação?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

Outros itens. Além dos produtos listados acima, outros itens também são proibidos de serem comprados com Vale-Alimentação: combustíveis; eletrodomésticos (mesmo vendidos em supermercados); ferramentas; talheres e utensílios de cozinha.

Produtos de limpeza e higiene pessoal: conforme a lei é proibido comprar produtos de limpeza ou qualquer outro artigo que não se enquadrar em produtos alimentícios, podendo gerar multa aos estabelecimentos que vendem esses produtos na utilização do VA.

o Vale Alimentação é um benefício concedido pelas empresas aos seus colaboradores, exclusivamente para o pagamento de produtos de gênero alimentício. Ração não se enquadra nesse patamar!

Produtos de limpeza: muita gente não sabe, mas produtos de limpeza e higiene não estão na lista de itens que podem ser comprados com o vale-alimentação. Cigarros e tabaco: a compra de cigarros ou outros produtos à base de tabaco estão proibidas e os estabelecimentos podem ser multados caso sejam pegos.

O que eles alegam além de estarem amparados na LEI é que a SODEXO também não permite a compra de produtos de higiene e/ou limpeza. Eu quero ir ao Supermercado e comprar o que eu quiser! Não estou falando de comprar bebidas, mas roupas de cama, toalhas de banho, utensílios de cozinha, etc...

O cartão alimentação é aceito em padarias e mercearias, locais que contam com uma farta variedade de produtos alimentícios a serem preparados para o consumo. A vantagem desse tipo de estabelecimento é que alguns também aceitam o vale-refeição, por contarem com lanchonetes e servirem refeições.

Supermercados, farmácias e hortifrutis são locais em que compramos produtos frescos ou de longa duração, por isso a maioria aceita o vale-alimentação. Já o vale-refeição, por sua vez, é aquele destinado para restaurantes, lanchonetes e padarias — ou para a compra de alimentos prontos.

Qual o valor do vale-alimentação 2022? Depois da última atualização, o valor do vale-alimentação teve alta de 10,08% no acumulado dos 12 meses, apesar de ainda estar abaixo da inflação atual. O valor médio do ticket está em cerca de R$ 534,41, como aponta essa matéria do G1.

Cosméticos. Mesmo podendo usar o VA em supermercados, é proibida a compra de produtos cosméticos, como esmaltes, shampoos, hidratantes, entre outros, utilizando o benefício.

Assim como a bebida alcoólica, a compra dos cigarros e dos itens tabagistas está proibida pelo vale-alimentação. Isso porque não se enquadra ao benefício e prejudica a integridade física do funcionário.

Os cartões Ticket Alimentação e Ticket Restaurante não possuem validade, mas os valores disponibilizados neles são válidos por 90 dias. A contagem começa na mesma data em que recebeu o último crédito.

Já o vale-alimentação, por sua vez, serve para as compras em redes de supermercados. Dessa forma, ele representa uma opção mais flexível. Por outro lado, o vale-refeição atua como uma opção mais limitada, ajudando apenas com a alimentação diária nas imediações do local de trabalho.

Você pode pedir uma deliciosa pizza e pagar com os cartões refeição Alelo, Sodexo, Ticket ou VR.

Lembrando que, por Lei (Portaria nº. 03, de 1 de março de 2002), o vale-alimentação não pode ser utilizado para comprar itens que não sejam alimentos, nem bebidas alcoólicas ou cigarros. O estabelecimento que for flagrado aceitando o benefício para esses fins está sujeito a sofrer as respectivas punições.