O que não pode no sábado de aleluia?

Perguntado por: isantana3 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Não existe nenhuma contraindicação por parte da Igreja Católica sobre o consumo de carne no Sábado de Aleluia. No entanto, por ser um dia voltado para o silêncio, para a reflexão, os fiéis optam por fazer oração e jejum na data.

De maneira geral, se pode ouvir música no sábado de aleluia, desde que a música não seja vista como uma forma de desrespeitar a data ou de não honrar a fé e a devoção. É importante lembrar que cada pessoa tem sua própria interpretação religiosa e que o mais importante é o significado pessoal que é atribuído à data.

Nesse Sábado Santo, podemos fazer um jejum opcional como nos recomenda a igreja. Até a noite, ainda estaremos no “espírito penitencial”, por isso, é recomendável ainda guardar o jejum, e se ainda não foi possível confessar-se durante a Quaresma, devemos fazê-lo. Algumas paróquias, nesse dia, atendem confissão.

Não se pode varrer a casa, lavar roupa, pescar, jogar futebol, ou fazer qualquer gesto que se reporte à diversão ou ao trabalho. Que bom se não se pudesse fofocar, brigar e guardar mágoas dos vizinhos! Outro costume muito estranho acontecia no Sábado de Aleluia, na Vigília Pascal.

A maioria tem o hábito de não fazê-lo somente na Sexta-feira Santa. Mas há quem não coma carne tanto na sexta, quanto no Sábado de Aleluia. A Igreja Católica não obriga ou exige mais os jejuns prolongados. No entanto, continua a recomendar o não-consumo de carne vermelha neste período de recolhimento.

Esperamos que o cristão tenha uma postura recolhida e uma alimentação simples, em comunhão com Cristo", enfatizou. Também não é orientado aos fiéis o consumo de bebidas alcoólicas.

A orientação mais clara é para que os católicos não se alimentem de comidas muito “prazerosas”, com saborosos banquetes e bebidas alcoólicas, porque não é ainda a hora da festa, e sim momento de penitência, de reviver internamente os últimos momentos do Senhor entre nós.

Além do não consumo de carne vermelha, álcool e doces, respostas como “não varrer a casa” e “não sair para qualquer lugar além da Igreja”.

Deve-se evitar qualquer tipo de prazer nesta data. Ou seja, nada de namoro ou sexo na Sexta-Feira Santa.

Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta.

Glória e Aleluia são palavras de louvação e que não devem ser expressas neste tempo. Por isso, durante a quaresma, estes cantos não são entoados pelas equipes litúrgicas, também como não se devem bater palmas, e levantar os braços em ato de louvação.

"No Sábado Santo não é permitida a celebração do Matrimónio nem dos outros sacramentos, excepto os da Penitência e da Unção dos doentes" (Preparação para as festas pascais, n. 61.75; EDREL 3910.

*Levar vela para renovação das promessas batismais. *Após a Missa, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, retornando para a igreja. *Na Matriz, após a Missa da Ressurreição, haverá Procissão com o Ressuscitado em volta da igreja. *Os fiéis devem levar velas em todas as celebrações.

No Candomblé, os sábados são consagrados às Àyaba's (Mães Rainhas) ou Òrìsà's femininos. É comum os Terreiros de Candomblé realizarem o Siré - xiré (festejos) aos sábados. O Siré é um grande encontro festivo entre os Òrìsà's (Divindades), Adósù's (iniciados) e Abíyán's (frequentadores) da casa de Candomblé.