O que não pode no Qatar?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Andar com ombros e joelhos a mostra, consumir bebidas alcoólicas fora de zonas delimitadas e tirar fotos de prédios do governo, por exemplo, são práticas proibidas no Catar.

O Catar mantém a pena de morte por fuzilamento ou enforcamento por crimes como assassinato, terrorismo, estupro, tráfico de drogas, traição e espionagem.

Biquínis são estritamente proibidos, assim como sungas. As mulheres em geral vestem burcas que cobrem o corpo todo, com algumas tendo apenas os olhos descobertos. Há quem opte pelos burkinis, tipo de roupa de banho que cobre o corpo todo e pode ser usado na água, utilizado pelas muçulmanas.

O Qatar vive um forte movimento de internacionalização – ser o país-sede da Copa do Mundo de 2022 é um exemplo disso – e isso se reflete no que é aceito por parte dos locais com relação à cultura do visitante. Ou seja, a mulher turista não precisa cobrir os cabelos e o homem não será barrado por usar uma bermuda.

As manifestações de carinho, como beijos e abraços, são proibidas no Catar, tanto para casais heterossexuais quanto homossexuais. Segundo o código penal do país, o afeto em público é tido como ato obsceno e pode levar à prisão.

Homens e mulheres devem se vestir com recato, sempre mantendo ombros e joelhos cobertos. Também é bom que as mulheres evitem usar leggings ou roupas apertadas em público.

Rodeado pelo Golfo Árabe, o Catar fica no meio do deserto e tem acesso limitado à água naturalmente doce. A solução encontrada foi a mesma dos vizinhos peninsulares: o caro e tecnológico processo de dessalinização marítima. A princípio, parece uma saída sofisticada para um problema imposto pela pela natureza.

Dos 66 estados soberanos classificados como 'muito altos' na edição de 2020 do Índice de Desenvolvimento Humano (referindo-se a 2019), 12 aplicam a pena de morte: Singapura, Estados Unidos, Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Omã, Bielorrússia, Kuwait, Catar, Malásia e Taiwan.

No Catar, apenas os homens têm direito de ter mais de uma cônjuge. Sob a sharia, o país tem regras e leis restritivas em relação às mulheres. Lá, as cataris só podem se casar com autorização de um homem da família.

Um dos menores países do mundo, o Qatar é também um dos mais ricos. Sede da Copa do Mundo 2022, o emirado ganhou projeção no cenário econômico internacional graças às suas reservas de gás e petróleo.

Tudo começa com a escolha dos tecidos, que precisam ser mais leves e fresquinhos para combinar com a temperatura da estação. Viscose, jeans finos, linho, malha fria e laise são boas pedidas.

“Esqueci o meu biquíni, você me empresta?” Não é bom usar roupa íntima das amigas ou amigos em hipótese alguma. Essa orientação existe porque cuecas, calcinhas, biquínis, sungas ou toalhas podem conter, eventualmente, um vírus, um fungo ou uma bactéria.

São Paulo é a capital da moda do hemisfério Sul. Portanto, há uma infinidade de lojas de biquínis espalhadas por toda a cidade.

Alcorão. A pratica se dá a partir de uma interpretação do Alcorão, livro sagrado que baseia o Islamismo. No total, são autorizadas até 4 esposas.

Líquidos e géis na bagagem de mão
Você pode levar produtos líquidos, géis, pastas e aerossóis nas embalagens até 100 ml (3,4 onças) em sua bagagem de mão. Embalagens maiores que 100 ml não serão aceitas, mesmo que estejam apenas parcialmente cheias.

É que o Catar tem a cerveja mais cara do mundo: o preço médio da garrafa de 330 ml custa R$ 34,76, segundo o Índice da Cerveja 2022, estudo realizado pela Hellosafe, empresa de comparação de produtos de diversas categorias.

Continuar lendo Como tem água no Qatar?