O que não pode na guerra?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

É proibido também atacar pessoas e unidades participando de missões de paz ou assistência humanitária. E menores de 15 anos não podem combater de nenhuma forma. Também não podem ser mortos, mutilados, torturados (física ou psicologicamente) ou ainda serem objetos de experiências médicas e pesquisas científicas.

A Constituição diz que “as mulheres e os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz”, logo em tempos de guerra...

Recusar-se a atender à convocação para participar da guerra não entra na lista da pena de morte. O castigo, nesse caso, seria passar um período na prisão, conforme o explicado por Capano.

Normalmente, uma rendição envolverá a entrega de armas; o oficial comandante de uma força em rendição oferece simbolicamente sua espada ao comandante vitorioso.

Matar médicos militares é um crime de guerra
Caso comprovado que um país ou militar ordenou que seu exército atacasse médicos ou suprimentos médicos de forma proposital, serão tomadas sansões pós-guerra.

A tortura é prática absolutamente proibida pela legislação brasileira e é objeto de diversos tratados e convenções internacionais. Como é contrária à proteção à vida e a integridade da pessoa humana, é considerada violação gravíssima aos Direitos Humanos e é um princípio geral do Direito Internacional.

De acordo com o decreto-lei 1.187/1939 que estabelece o Serviço Militar, todo brasileiro maior de 18 anos e até a idade que o governo fixará pode ser chamado a prestar serviço em defesa na Pátria.

A linha de frente é um termo debatido pelos maiores serviços das forças armadas do mundo. É uma medida de controle de espaço de combate que designa as forças amigas ou inimigas mais à frente, presentes na zona de combate durante um conflito armado ou guerra; seja uma infantaria regular ou de reconhecimento.

A Guerra é um intenso conflito armado entre estados, governos, sociedades ou grupos paramilitares, como mercenários, insurgentes e milícias. Geralmente é caracterizada por extrema violência, agressão, destruição e mortalidade, usando forças militares regulares ou irregulares.

Uma nova guerra em escala mundial aconteceria mediante o uso de armas nucleares, conforme alguns analistas preveem. Estariam envolvidos países como Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e outros membros da Otan, além de nações integrantes da União Europeia. O envolvimento de países asiáticos, como a China, é incerto.

Segundo alguns analistas, o principal motivo que poderia desencadear uma guerra mundial neste momento seria a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia em meio à invasão e ao bombardeio aéreo da Rússia em suas cidades.

— Seria uma guerra que destruiria relações comercias, não seria uma guerra que ficaria só no campo militar, seria uma guerra no campo da informação, uma guerra tecnológica. Poderíamos ter interrupção de informação através dos sistemas utilizados por Estados Unidos, Rússia e China. Esses países têm arsenais nucleares.

A China

Ao todo, o Exército chinês é composto de mais de 2 milhões de integrantes dentre o 1,4 bilhão de habitantes do país. A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos.

Conforme decreto 5.881 poderá ter isenção ao Serviço Militar em tempo de guerra e de paz, o filho único, que viver em companhia de sua mãe, viúva ou solteira, decrépita ou valetudinária, ou de pai decrépito ou valetudinário.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

Independentemente do tipo, quase todas as bases militares incluem - em maior ou menor grau - instalações para alojamento de pessoal militar e para armazenamento de material, para realizar guerras, bem como meios para assegurar a sua segurança e defesa imediata.

Caso o Brasil participasse de uma guerra, primeiro seriam chamados os militares na ativa, sejam eles integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou das forças auxiliares, como a Polícia Militar, por exemplo.

Quem serviu na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica e se afastou do serviço ativo de 1º de dezembro de 2017 a 30 de novembro de 2022 deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas.

Segunda Guerra Mundial (1939-1945) A Segunda Guerra Mundial, travada globalmente entre 1939 e 1945, não só foi a mais mortal da história da humanidade, como criou o período mais sombrio já visto até então.