O que não pode misturar com Red Bull?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

O problema de misturar bebidas alcóolicas como whisky e vodka com o energético é que essas bebidas, com alto teor alcoólico, provocam irritação no músculo do coração devido a intoxicação por cafeína.

Preparamos então, uma lista de 4 drinks com energético para você fazer em casa e começar o fim de semana com toda a animação.

  1. 1 – VODKA COM ENERGÉTICO. A combinação queridinha das baladas. ...
  2. 2 – WHISKY COM ENERGÉTICO. ...
  3. 3 – DRINK DE AÇAÍ COM WHISKY. ...
  4. 4 MARIA DO BAIRRO.

O problema está em determinadas combinações: neste caso, álcool e energético são uma “bomba” para o sistema simpático, que recebe uma carga estimulante muito alta. Como consequência, o coração pode ficar muito acelerado, causando arritmias e males súbitos, como desmaios.

Misturar bebida alcoólica com energético
O problema de misturar bebidas alcóolicas como whisky e vodka com o energético é que essas bebidas, com alto teor alcoólico, provocam irritação no músculo do coração devido a intoxicação por cafeína.

RED BULLRed Bull Tropical Edition
Esse energético tropical possui os mesmos ingredientes de alta qualidade presentes na fórmula do Red Bull tradicional. Tem como componentes principais a cafeína e a taurina, para de dar aquela dose de energia extra em dias que está muito cansado.

Nos 45 minutos iniciais, há um pico (da substância) na circulação, deixando o indivíduo mais alerta, atento, concentrado. Reduz-se o cansaço, a fadiga mental. Depois, o efeito da cafeína começa a cair e vem o efeito do açúcar", explica a pesquisadora.

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas. Estudos científicos demonstram que o consumo de cafeína melhora o desempenho esportivo em indivíduos treinados. reduz a percepção ao esforço e retarda a fadiga. aumenta o estado de alerta.

Como o energético age no organismo? Em até 10 minutos, a bebida energética tem o poder de aumentar a sua frequência cardíaca, e cerca de 45 minutos após a ingestão, gerar um pico de cafeína na circulação.

Uma lata de Red Bull possui 100mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína – que equivale a uma xícara de café – e vitaminas do complexo B. O Red Bull não é alcoólico e contém aspartame.

Assim, um líquido mais doce, com um gosto mais agradável, tende a levar a pessoa a beber mais do que tinha planejado ou deveria. Esse é um dos principais riscos dessa combinação. Além disso, outra questão está relacionada à cafeína presente em alguns energéticos.

Muitas pessoas combinam Red Bull e Coca Cola para aumentar a energia e a concentração, mas essa mistura pode ser perigosa. Estudos mostram que a mistura de bebidas energéticas com refrigerantes pode causar aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia cardíaca, ansiedade, insônia, enxaqueca, náuseas e vômitos.

Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo. A estimativa é que uma lata de 250 ml de energético tenha aproximadamente de 80 mg a 90 mg de cafeína (o consumo recomendado para adultos é de até 400 mg por dia).

Por que não devemos consumir energético antes de dormir? Além dos problemas de sono, beber energéticos, principalmente antes de dormir, eleva o risco de outros tipos de complicações e problemas de saúde. Lembre-se de que essas são bebidas ricas em compostos estimulantes, que induzem a um estado de agitação.

De acordo com a nutricionista Andrea Marim, de São Paulo, o uso de alimentos e bebidas estimulantes deve ser interrompido até seis horas antes de dormir.

No entanto, a instituição também alerta para que o consumo seja feito com moderação. De acordo com pesquisas, os estímulos que os energéticos trazem ao organismo podem levar a problemas cardiovasculares. Essa preocupação fica ainda mais relevante quando a pessoa já possui fatores de risco, como arritmia e pressão alta.

A resposta é sim. A combinação dessas bebidas pode ser prejudicial à saúde, principalmente se consumida em excesso. Isso porque a cafeína presente no café e no energético pode sobrecarregar o sistema nervoso central e causar efeitos colaterais indesejáveis, como taquicardia, ansiedade, insônia e dores de cabeça.

Por estes motivos, pessoas com histórico de arritmias cardíacas, hipertensão arterial (pressão alta) ou outras doenças cardíacas devem evitar o consumo de bebidas energéticas. O uso combinado de álcool provavelmente potencializa os efeitos prejudiciais cardiovasculares.