O que não pode limpar com vinagre?

Perguntado por: nguedes3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

O vinagre não deve ser usado em superfícies de madeira encerada, alumínio, pedra natural ou ferro fundido, pois ele pode danificar esses materiais.

Limpeza de pisos. Apenas um balde com água e algumas colheres de vinagre já é o suficiente para limpar as sujeiras do piso. Cuidado na hora de aplicar o produto, pois o mais indicado é vinagre de álcool ou branco - principalmente se o seu piso for muito claro ou de um tom mais escuro.

Existem muitas receitas caseiras de pessoas de vários lugares que gostam de adicioná-lo na faxina para retirar sujeiras mais grossas, desengordurar e, até mesmo, branquear.

O produto, além de barato, tem alta concentração de ácido acético, substância que desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.

E em hipótese alguma devem ser misturados. Misturas aparentemente inofensivas podem resultar em danos para a saúde. Como água sanitária e sabão, ou açúcar com vinagre. A água sanitária é um dos principais produtos de limpeza que não se deve misturar a outras substâncias.

Vinagre branco e bicarbonato de sódio
Se o rejunte não estiver muito sujo, aplique o somente o vinagre, deixe agir de 20 a 30 minutos, esfregue com uma esponja (pode ser o lado verde) e depois passe pano umedecido com água até retirar todo o excesso da mistura. Finalize passando pano seco.

Além da limpeza básica, a combinação de bicarbonato e vinagre serve para desentupir ralo, remover manchas e até tirar cecê das roupas. Conheça outras aplicações da mistura desses dois ingredientes.

O vinagre de álcool, ou vinagre branco, também é bastante conhecido, ainda mais no Brasil, já que é um dos mais produzidos no país. Ele é obtido a partir da cana-de-açúcar, junto de álcool etílico potável. Apesar da presença do álcool, o sabor é neutro, por isso, é indicado para conservas, molhos e até carnes.

O vinagre de álcool branco pode ser um belo truque para restaurar o brilho de madeiras envelhecidas e agir contra o mofo. No entanto, é preciso tomar muito cuidado, pois ele pode danificar alguns tipos de acabamento. Também poderá ser usado em superfícies enceradas ou com verniz.

Para limpar pisos é só misturar 1 copo de água e 1 copo de vinagre e usar essa solução. “Além de limpar, desinfeta e desodoriza, funcionando muito bem para esse tipo de superfície”, diz o biomédico.

A medida é de um copo americano de vinagre branco para um balde comum, de 8 litros, cheio de água. Molhe um pano com a mistura, tire toda a roupa do armário e passe o pano umedecido nas prateleiras do armário. Isso já evita que as roupas sofram com o mofo nos meses de frio.

O saponáceo cremoso também pode ser usado para a remoção de sujeiras profundas. Segundo Monco, o vinagre branco também é ótimo aliado na hora de limpar os azulejos. Misture a mesma quantidade de água e vinagre e coloque em um borrifador.

Quando esses dois ingredientes quando entram em contato um com o outro, uma espuma começa a borbulhar. Isso ocorre porque eles passam por uma reação química conhecida como ácido carbônico.

Explicação: A espuma é produzida pela libertação de dióxido de carbono na solução com detergente, quando o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato. O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono (por isso formam-se muitas bolhinhas de ar).