O que não pode haver na introdução de um texto dissertativo?

Perguntado por: talves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O texto dissertativo-argumentativo, exigido no Enem, quer sim que você se posicione, mas de maneira impessoal. Isso significa que você nunca deve utilizar “eu acho”, “eu penso” ou qualquer expressão na primeira pessoa.

Na introdução de um trabalho escolar, o assunto em questão deve ser destacado, bem como o objetivo do trabalho. Deve-se ainda evitar o uso de opiniões ou conclusões a respeito do tema.

A sua introdução deve deixar claro para o leitor aonde ele vai chegar com a leitura do conteúdo. Se você não sabe aonde quer chegar antes de começar o texto, possivelmente sua introdução será genérica e não gerará o engajamento necessário.

Para a ABNT uma introdução correta deve ter:

  • Em torno de 10 parágrafos;
  • Deve apresentar o tema do trabalho;
  • Conter o “problema de pesquisa”;
  • O objetivo final da pesquisa;
  • Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.

A introdução deve trazer o tema do seu trabalho e, por isso, você precisa situar a pesquisa para o leitor. Escreva qual o problema encontrado, suas especificidades e como ele se tornou o objeto de sua pesquisa.

Primeiramente, você deve lembrar que o parágrafo de conclusão sempre deve iniciar com um conectivo. Você pode usar “portanto” ou “dessa forma”, por exemplo.

1) Uma introdução precisa ser direta, simples e objetiva
O tamanho ideal de uma introdução é de 2 ou 3 frases. – Em cada parágrafo posterior do desenvolvimento, devem ser defendidas as frases elaboradas na introdução. Vamos explicar isso com um exemplo para ficar mais claro.

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo

  1. O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  2. Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  3. Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  4. O objetivo é convencer o leitor.

Alguns tipos de texto, como a Carta e a Narração, por exemplo, aceitam o uso da 1ª pessoa, do singular ou do plural, de acordo com a necessidade.

Para que você consiga fazer isso, você pode dividir a sua introdução em 3 partes:

  • contextualização;
  • tema;
  • tese.

Tipos de introdução no texto dissertativo-argumentativo

  • Narração. Você pode pensar: “Narração no texto dissertativo-argumentativo?”. ...
  • Exemplificação. ...
  • Alusão histórica. ...
  • Definição. ...
  • Citação.

CONECTIVOS: Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, ...

A redação do Enem deve seguir uma estrutura textual composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve apresentar o tema, de modo a realizar sua delimitação e a sua contextualização. Já o desenvolvimento, por sua vez, deve conter argumentos e exemplos que sustentam a tese defendida pelo candidato.

Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

Introdução: parágrafo que se encontra no início do texto. A introdução pode corresponder a um ou mais parágrafos, desde que estejam posicionados na parte inicial e apresentem as informações para contextualizar o assunto.

No primeiro parágrafo que você deve iniciar sua linha de raciocínio para o leitor; Seus argumentos devem convencer o leitor.

Palavras como "infelizmente", "lamentavelmente", "indubitavelmente" são muito pessoais (o que é lamentável para um, pode não ser para o outro) e pouco adequadas ao gênero.