O que não pode fazer quem tem fibromialgia?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

De forma geral, é melhor que os pacientes com fibromialgia evitem ou reduzam o consumo de:

  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás industrializados, sucos de caixinha, entre outros industrializados;
  • Carnes processadas, como os embutidos;
  • Alimentos ultraprocessados.

Quais são os alimentos proibidos para quem tem fibromialgia?

  • Bebidas açucaradas. Bebidas açucaradas, como refrigerantes, milk-shakes, sucos de caixinha, entre outros industrializados devem ser evitados. ...
  • Café ...
  • Carnes processadas. ...
  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Gorduras saturadas. ...
  • Leite.

A prática de atividade física em pacientes portadores de fibromialgia é uma conduta benéfica. Porém respeitar o limite do paciente , e procurar fazer um treino mais funcional com atividade de alongamento , flexibilidade,sempre iniciar combaquecimento .

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

Esse sintoma se manifesta através de uma dificuldade cognitiva para concentração e atenção, bem como problemas na memória.

É possível trabalhar sim, mas desde que o paciente faça um tratamento para tratar ou pelo menos aliviar as dores!

Uma das formas de ajudar é através do apoio físico, ou seja, a execução de tarefas domésticas que precisam de ser feitas, caso da limpeza da casa; fazer as compras de supermercado; limpar e regar o jardim; fazer o jantar; arrumar a cozinha; lavar, estender e passar roupa a ferro; lavar e aspirar o carro; entre muitas ...

Se você usar um ventilador ou ar condicionado, evitar que fique diretamente em sua direção. Pessoas sensíveis ao frio sentem-se congelado até os ossos e dificuldade para se aquecer.

Devido a uma ingestão prolongada de medicamentos analgésicos, utilizados para aliviar as dores, recomenda-se o aumento da ingestão de alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C) e potássio, como frutas cítricas, manga, papaia, kiwi, morango, acerola, brócolos, banana, farelo de aveia, nozes e damasco.

Outra substância essencial é o carboidrato, encontrado em massas, pães, batata, milho, mandioca, cereais, frutas, mel e doces. Recomenda-se cerca de 5 a 9 porções de carboidratos ao dia, dependendo da pessoa; o volume corresponde entre 50 e 60% do valor calórico total ingerido em um dia.

A fibromialgia é um conjunto de sintomas muito complexos que não pode ser explicado apenas pela deficiências de vitamina D. Contudo, a suplementação de vitamina D pode ser vista como um tratamento relativamente seguro e econômico para estes pacientes,” diz Wepner.

Sintomas de fibromialgia

  • Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo;
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);
  • Alteração do sono e fadiga;
  • Quadro de depressão ou ansiedade;
  • Alterações do hábito intestinal;
  • Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.

As dores de cabeça estão presentes em mais de 50% dos pacientes com FM e incluem enxaqueca e cefaleias tensionais de origem muscular. Os pacientes também relatam parestesias, incluindo sensação de dormência, formigamento, queimação ou sensação de peso, principalmente nos braços e nas pernas.

A Fibromialgia pode causar sim alterações no sistema gastrointestinal, e uma delas é a síndrome do intestino irritável , que causa diarréia e intestino preso intercalados!

Benefícios da carne suína magra
Agora que você já sabe que a carne suína magra não é contraindicada para quem tem fibromialgia, conheça a Linha de Suínos Perdigão Na Brasa e confira também receitas saborosas para o preparo do Filé Mignon Suíno da Perdigão!

O que é fibromialgia? Além destes sintomas mais frequentes podemos observar outros, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos e dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo. A utilização delas deve ser indicada pelo médico já que ele saberá avaliar a terapia ideal para cada ocasião.

O aumento de peso nesses pacientes parece estar mais associada a fatores que são comuns tanto a fibromialgia quanto ao sobrepeso ou obesidade. Fatores como SEDENTARISMO, ALTERAÇÕES DO HUMOR, SONO DE MÁ QUALIDADE, ALIMENTAÇÃO INADEQUADA.

A fibromialgia aposenta, mas precisa ser atestada por um médico e, assim, ter um laudo da doença. Desse modo, normalmente, a fibromialgia é atestada pelo médico clínico geral, bem como o reumatologista que é especialista em doenças reumatológicas.

Atividades recomendadas. Aeróbicas: ciclismo, caminhadas e corridinhas regulares, 3 vezes na semana, ajudam a manter o peso e liberam endorfina. Atividades aquáticas: natação e hidroginástica ajudam a amortecer o impacto dos movimentos graças à água, ajudando no controle da dor.