O que não pode fazer nos 3 primeiros meses de gravidez?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O que evitar nos 3 primeiros meses de gravidez?

  • Não se automedicar. ...
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo de comidas cruas, tais como peixes e carnes;
  • Evitar exercícios físicos intensos e sem recomendação prévia do médico;
  • Reduzir o consumo de chás e produtos que contenham cafeína.

Ovos e molhos à base de ovos crus, peixes crus e carnes malpassadas não devem ser consumidos por causa do risco de contaminação por salmonela (ovos) e bactéria listeria (carnes e peixes), o que favorece a ocorrência de aborto ou parto prematuro; o consumo de proteínas cruas ou malpassadas também está associado à ...

- Não tem problema nenhum em uma grávida fazer agachamento, ao contrário. Pode até fazer com carga entre as pernas ou nas mãos, segurando halteres, ou até com uma barra nas costas.

Precisamos lembrar que ao agachar, temos aumento de pressão intra-abdominal, que pode ser transferida para o assoalho pélvico e favorecer disfunções como queda de bexiga, incontinência urinaria e hemorroidas.

O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

A indicação de repouso depende das condições de saúde da mãe, do feto e da origem do sangramento. Por precaução, caso não consiga falar com o seu médico, procure um pronto socorro. No terceiro trimestre gestacional, a atenção aos riscos de parto prematuro é um dos cuidados mais importantes.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

Pois bem: estima-se que até 20% das gestações terminem em um aborto antes da 20ª semana. Entre elas, 80% ocorrem nas 12 semanas iniciais — fase que corresponde ao período embrionário (ou organogênese).

1Fazer sexo no primeiro trimestre de gravidez é algo muito comum e que não oferece riscos para o bebê.

Até 12, 13 semanas podem ser causas infeccionais, causas genéticas ou autoagressão, que seriam imunológicas. No segundo período, que seria o abortamento tardio, seriam causas mais ligadas a infecções ou problemas do útero”, explica.

Causas e principais tipos malformações fetais
Sua origem pode ser genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora em muitos casos não seja possível identificar sua causa.

Deficiências de quaisquer ordens do sistema imunológico e problemas renais também estão na lista das causas de abortamento. Assim como tratamento inadequado do diabetes, trombofilias e tireoide. E infecções como rubéola, toxoplasmose, parvovirose, citomegalovírus, HIV e sífilis favorecem a perda gestacional.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

Gestantes não podem fazer atividade física
Se o médico liberar, a atividade física deve, sim, fazer parte da rotina da gestante, especialmente se ela estiver habituada a isso. Atividades de baixo impacto, como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica, são as mais recomendadas.

Não porque a mãe está amassando o bebê, lembre-se que ele está bem protegido em uma bolsa de liquido amniótico que evita qualquer impacto. Se algum dia acordar de barriga para baixo, não se desespere, não é problema para a saúde da gravidez nem do bebê.

Ficar em pé durante longos períodos e fazer esforço por muitas horas seguidas na gravidez pode afetar o crescimento do feto, apontou um estudo publicado este mês no site Occupational and Environmental Medicine.

Mas se o “aperto” for só na barriga, você pode dar um jeito, sabia? A regra é clara: quanto mais confortável melhor. Atenção aos tecidos também, quanto mais leves e flexíveis, melhor. Nada que não permita a respiração da pele.

De acordo com especialistas, a melhor posição para as grávidas dormirem é virada para o lado esquerdo. A posição é benéfica para que o sangue circule melhor entre o bebê e a mamãe, fazendo assim com que o oxigênio chegue mais e possa nutrir a criança.