O que não pode fazer no Vale do Amanhecer?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Dentre as únicas exigências que a doutrina do Vale do Amanhecer, uma orienta que seus adeptos não usufruam de drogas. “Para nós é uma forma de suicídio, o álcool e o cigarro.

Essa espiritualidade foi trazida pelo espírito de Francisco de Assis, conhecido nessa doutrina como “Pai Seta Branca”, e por sua equipe espiritual, contendo elementos de várias outras religiões. O Vale do Amanhecer tem sede em Planaltina-DF e já conta com mais de 600 templos em todo o Brasil e em outros países.

O Vale do Amanhecer está associado diretamente às práticas ritualísticas sincretizadas de forma compósita com o espiritismo, catolicismo, tradições afrobrasileiras e religiões ameríndias. Os elementos simbólicos dessas tradições religiosas foram importados dos seus contextos originais e lá receberam novos significados.

Pessoas vestidas com roupas coloridas, que representam as encarnações anteriores, andam pelo templo. Médiuns atendem pacientes. A Imagem do Pai Seta Branca ganha de destaque no Templo Mãe. Em Santana do Parnaíba (SP), um adjunto em formação, fala sobre a expectativa de construir o seu próprio templo.

Paola Oliveira, Miguel Falabella e Elba Ramalho estão entre os famosos que já visitaram o espaço.

Na estrela cadente o triangulo amarelo expressa a força do sol e o azul simboliza a força da lua.

O mentor espiritual dessa doutrina é o “Pai Seta Branca”, um espírito que, entre outras encarnações, teria sido um guerreiro inca, autor de muitas façanhas em combate, depois martirizado pelos colonizadores espanhóis.

A cidade Vale do Amanhecer
criada em torno do templo; e a outra que nos remete à doutrina e/ou o conjunto de práticas religiosas. Para diferenciar essas duas realidades, optou-se pelo termo Cidade do Amanhecer para diferenciar a urbanização da religião.

Pai Seta Branca é uma presença constante na história do Vale do Amanhecer. Nas narrativas míticas dos fiéis, é considerado um “espírito de luz”, “um espírito que se alimenta das energias do 'céu'”.

O Vale do Amanhecer é uma religião que se denomina espiritualista cristã, logo podemos concluir que os seus adeptos certamente deverão ter sido contabilizados dentro dessa classificação que tem por nomenclatura espiritualista que temos no quadro de religiões do último Censo.

interjeição. Expressão designativa de saudação, de cumprimento. (Equivale a Deus te salve ou Deus vos salve.)

Tia Neiva diz que a sua filosofia “é unir a todos”, embora cada um tenha o livre abrítrio para professar esta ou aquela crença, uma determinada linha religiosa. Exemplificou que no Vale do Amanhecer tanto a Umbanda como o Candomblé se sentem bem, não havendo nenhuma restrição, entre as diversas correntes.

Com 800 mil fiéis, o complexo do Vale do Amanhecer, perto de Brasília, possui uma pirâmide, um templo em forma de espaçonave, um centro de oração de seis pontas e várias esculturas em forma de elipse.

Localizado à 6 km de Planaltina e à 50 KM do centro do Plano Piloto de Brasília. O local tem cerca de 22 alqueires e o formato de um triângulo, formado por dois córregos e a rodovia DF-15.

O Vale do Amanhecer é uma doutrina que se denomina espiritualista cristã, criada por uma médium que se acredita ter tido o dom da clarividência, que concebeu sobre o Brasil, especificamente no planalto central do país, Brasília, uma doutrina de ramificação eclética, com bases no espiritismo kardercista cristão e nas ...