O que não pode fazer no resguardo de cesárea?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Nos primeiros dias em casa, você precisa evitar esforços, carregar peso, abaixar, dedicando-se apenas ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

As melhores opções são as calcinhas pós-parto de algodão e de malha, que além de mais confortáveis permitem que a pele “respire” e cicatrize mais rápido. Fuja de calcinhas de material sintético que abafam a área genital e além de atrapalhar a cicatrização dos pontos aumenta as chances de proliferação de fungos locais.

Os cuidados depois da cesárea

  1. Descanse bastante. Uma cesariana (ou cesárea) é uma cirurgia de grande porte. ...
  2. 2 – Cuide do seu corpo. Evite exercícios extenuantes, não suba ou desça escadas e não levante nada mais pesado que seu bebê. ...
  3. Alivie sua dor. ...
  4. Concentre-se em uma boa nutrição. ...
  5. Compreenda as mudanças pós-parto.

Pode, mas nada de cortar calorias já que o organismo precisa muito de sustento para ter energia e produzir o leite materno. Você pode começar a fazer exercícios físicos e seguir uma dieta saudável para amamentação desde que tenham finalizado os 40 dias do resguardo.

Tristeza pós-parto (“baby blues”)
Entre 50% e 70% das mulheres apresentam a tristeza pós-parto, que dura cerca de duas semanas. A mãe se sente frágil, emociona-se facilmente, tem alterações de humor, sente falta de confiança em si própria e pode se sentir incapaz de cuidar do bebê, da casa e da família.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

O médico explica que a única atitude perigosa é agachar. — Você pode tossir, espirrar, ir ao banheiro. Isso não romperá os pontos.

Quanto tempo é preciso ficar de repouso depois da cesárea? Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor. Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades.

Já em relação à cesariana, a literatura médica apresenta diversas “opiniões”, mas em geral a orientação é aguardar cerca de 6 semanas pós-parto para atividades mais leves e 12 semanas para o início de exercícios de alto impacto, como musculação.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

No resguardo não há problema nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.

Após uma semana, ele pode ser sentido logo acima da sínfise púbica (osso da região anterior da bacia), e na segunda semana, não é mais sentido no abdome. Ele demora de seis a oito semanas para retornar ao tamanho de antes da gravidez. Durante esse período, seu peso diminui de 1.000 g para 60 g.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

O acessório não é contraindicado e as mulheres podem usar normalmente logo após o parto.

Subir e descer escadas não é um problema grave, mas deve-se evitar o sobe e desce nos primeiros dias após o parto, o ideal é ter alguém para ajudar caso precise subir ou descer ou manter as coisas à mão em um dos andares da casa.