O que não pode fazer durante uma tempestade?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas. Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos.

Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone. Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.

Especialistas alertam para cuidados que devem adotados durante tempestades com incidência de raios. Entre elas está o não uso do celular ou equipamentos eletrônicos ligados na tomada.

Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

As consequências de uma tempestade variam de acordo com a intensidade desse fenômeno e com a sua duração. Alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra são alguns dos impactos das tempestades, bem como danos à infraestrutura, perdas materiais e perdas humanas nos casos de maior gravidade.

Nem mesmo dentro de casa uma pessoa está totalmente a salvo desses fenômenos naturais e, em alguns casos, a única forma de ficar completamente seguro é instalar um para-raios no imóvel.

Sobre relâmpagos e danos
Quando os raios atingem uma área geradora de tensão, podemos designá-los por relâmpagos indiretos. Estas tensões e correntes elétricas anormais podem ser transmitidas ao televisor através de uma tomada ou cabo de antena e destruir os componentes no interior do televisor.

Como explicamos, a descarga elétrica que um raio provoca pode atingir a rede elétrica e chegar à fiação da sua casa. Fora da tomada, os aparelhos estarão protegidos, então basta aguardar até que o temporal passe. Vale lembrar que as redes de telefone, televisão e internet também conduzem energia elétrica.

A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

O legal é não utilizar o equipamento caso você esteja embaixo da chuva (obviamente) ou caso ele esteja carregado na tomada enquanto chove, devido aos riscos de uma sobrecarga na corrente elétrica.

Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.

“Por isso, enquanto houver descargas elétricas o ideal é não utilizar equipamentos como secador de cabelo, batedeira, televisão ou computadores”, recomenda Santos. Dicas para evitar acidentes em dias de chuvas fortes com raios e relâmpagos: 1. Evite mexer no celular.