O que não pode fazer durante a missa?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Além das principais elencadas pela Irmã Lúcia, confira essa lista e fique atento a todas às recomendações:

  • Não chegar atrasado;
  • Não entrar na igreja sem saudar o Senhor;
  • Não ter preguiça de fazer a reverência ou a genuflexão;
  • Não usar roupas inadequadas, como transparências, por exemplo;
  • Não cruzar as pernas;

Não masque chiclete nem coma ou beba. Só é permitida água e em caso de necessidade e por questão de saúde; Não cruze as pernas. O ato de cruzar as pernas é considerado pouco respeitoso.

Não cruze as pernas. O ato de cruzar as pernas é considerado pouco respeitoso. O seu corpo deve expressar a sua devoção; A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo.

Mascar chiclete na Missa manifesta desrespeito ao lugar sagrado, especialmente na Comunhão. Só é permitido tomar água, em caso de necessidade, por questão de saúde.

Ir à Missa não é a mesma coisa que ir à praia ou então a uma festa. O espaço é social, onde a comunidade se encontra e celebra junto a partilha. Por isso mesmo não é conveniente usar bonés, chinelos, roupas decotadas ou com muito brilho. Outro detalhe é que você não precisa passar muita maquiagem nem usar muitas joias.

A saída deve acontecer após o sacerdote dar a benção final e deixar o altar, nunca antes. Exceto em casos no qual houver um prolongamento da missa e a pessoa precisar sair para não chegar atrasada ao trabalho, por exemplo. Chegar atrasado ou sair antes de terminar a missa configura-se pecado venial.

Faz-se inclinação de cabeça quando se nomeiam juntas as três Pessoas Divinas, ao nome de Jesus, da Virgem Maria e do santo em cuja honra se celebra a Missa. Portanto, não há inclinações como estão se generalizando, dos leitores ou outros acólitos ao livro, ao altar ou ao sacerdote presidente.

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Roupas curtas, legging e blusa transparente não são permitidas. Já homens devem usar roupa social e não podem usar boné, bermuda jeans ou esportiva e camiseta estampada.

O que o padre cochicha quando ele comunga no altar? De novo, o padre reza em silêncio: “Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Corpo de Cristo. Depois, segura o cálice e reza em silêncio: “Que o Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Sangue de Cristo.

Esse gesto é uma forma de oração para pedir a presença da Palavra de Deus na mente, nos lábios e no coração. Sentar-se para a homilia.

Mas por qual razão não devemos dizer o "amém"? O motivo é simples, não falamos o “amém” porque a oração ainda não terminou. O Pai Nosso é a única oração da Igreja que está integrada na liturgia da missa, e nesse contexto ela é o início de uma série de orações.

Liturgia eucarística. É a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

[ Religião ] O que macula a consciência até ser perdoado.

Para ser ainda mais educado, trate o padre como "Reverendíssimo". Se for uma carta formal, diga "Reverendo (e o sobrenome)" como saudação ou "Caro Reverendíssimo". Se conhecer bem o religioso, diga "Querido padre " ou "Querido Padre (e o sobrenome)". Como se deve cumprimentar um padre?

E devido à maneira como o esqueleto está interligado, cruzar as pernas também pode causar desalinhamento da coluna e dos ombros. A posição da cabeça pode potencialmente ficar desalinhada devido a mudanças nos ossos do pescoço, uma vez que a coluna compensa para manter o centro de gravidade acima da pélvis.