O que não pode fazer depois do treino?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

5 coisas que você deve evitar no pós treino!

  • Não se alongar. ...
  • Ficar sem beber água. ...
  • Comer alimentos pesados e gordurosos. ...
  • Ingerir bebidas alcoólicas. ...
  • Não dormir bem.

Recuperação muscular Tirar uma soneca após o exercício pode auxiliar na recuperação muscular. Quando você dorme, sua hipófise libera hormônio do crescimento (GH), importante para reparar e construir os tecidos musculares.

Cansaço constante: apesar de o cansaço estar relacionado com vários fatores, a falta de alimentação depois do treino pode gerar fadiga; Dificuldade para definir os músculos: assim como o pré-treino, o pós-treino é fundamental para ganhar massa muscular.

Usar os mesmos músculos todos os dias prolonga o processo de recuperação. Por isso, embora você trabalhe mais o bíceps e costas em comparação com os membros inferiores, os grupos musculares que suportam o peso do corpo levarão mais tempo para se recuperar.

Conclusão. Vimos através desse artigo que banho frio após o treino não combina, porque isso prejudica a recuperação do músculo e pode reduzir o crescimento muscular. Portanto se você tem o hábito de após o treino tomar um banho frio sugerimos que pare com essa prática e opte por um banho quente.

Os melhores alimentos pós-treino
“Nessa hora, é muito importante consumir proteínas, de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos e laticínios, ou vegetal, principalmente grãos, como feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha”, indica Wesley Silva Ferreira, nutricionista do Smart Fit Nutri.

Muita gente deixa de se agasalhar enquanto sente o calor decorrente do exercício físico. Isso pode afetar o organismo, que trabalha para se recuperar do esforço e pode dar sinais de baixa defesa para combater contaminações ou doenças.

Não fique em jejum depois do treino
Ou seja, as proteínas são transformadas em aminoácidos, e não o contrário {que é o que a gente busca com os exercícios}. “Por isso é indicado comer ou suplementar com whey, fazer uma vitamina com uma banana, por exemplo, para não ficar sem comer nada”, sugere.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem fazer entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana.

O repouso deve ser sempre respeitado de 48 horas, mas podendo ser até 24 horas dependendo do grau de treinamento e do tipo de treino que a pessoa está fazendo no momento.

Ao praticarmos exercício físico, ocorre o aumento da serotonina (neurotransmissor responsável pela diminuição da sensação de dor, relaxamento e indução ao sono), acontecendo, assim, o bocejo.

Já o ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular e na recuperação após o exercício físico.

Segundo os autores, a mistura de proteínas de alta qualidade, carboidratos, água e micronutrientes, especialmente o sódio, tornam o leite uma bebida pós-treino adequada.

Bem, a resposta é não. “Não é necessário treinar todos os dias, é recomendável distribuir os treinos de forma equilibrada para não sobrecarregar os mesmos músculos, para que eles tenham uma boa recuperação” explica Mila Toledo, profissional de educação física.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Os especialistas explicaram que, após um treino de musculação com carga pesada, ocorre um aumento da produção de proteínas em 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Para essa hipertrofia ocorrer, porém, é essencial descansar a região no dia seguinte.

A cada movimento e contração da musculatura, o seu corpo envia mais nutrientes para dentro do músculo. O sangue é o grande encarregado por levar esses nutrientes e faz com que a musculatura pareça mais inchada durante o exercício e murche depois do treino.

Um banho frio depois de atividades físicas estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo. Segundo afirma o professor Juan Francisco Marco do Centro de Ciência do Esporte e Alta Performance da Espanha, não tomar banho após os exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde, e não só por causa da higiene.

Não esqueça do pão integral com ovo
Existem outras receitas que potencializam seus resultados e auxiliam o seu corpo durante o pós-treino, como o pão integral com ovo. Nessa combinação, a farinha integral oferece fibras e o ovo garante o consumo de proteínas.

Carboidratos
Invista em: Mandioca: vale aipim ou mandioquinha, já que ambos são fontes de carboidratos e minerais importantes para o pós-treino. Macarrão integral: ajuda a manter a disposição e pode associá-lo a uma fonte de proteína. Batata doce: completa e recheada de minerais e carboidratos de fácil assimilação.