O que fica saindo depois da curetagem?

Perguntado por: omendes6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

- Uma vez que pode haver pequeno sangramento depois do exame, recomenda-se o uso de absorvente externo. - Nos dias que se seguem à curetagem, existe a possibilidade de ocorrer um corrimento de coloração acastanhada, assim como a eliminação de secreção grumosa via vaginal.

Logo depois da curetagem uterina, o útero fica sem seu revestimento interno, criando um novo dentro de algumas semanas. Quando o procedimento é bem realizado e não fere a paciente, sua fertilidade não é prejudicada.

Exames diagnósticos: Ultrassonografia transvaginal, Beta HCG quantitativo. Exames pré-operatórios: Tipagem sanguínea (obrigatório), Hemograma e Coagulograma (se indicados).

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

Quais os sintomas do saco gestacional expelido
A expulsão do saco gestacional pode ser acompanhada por sintomas como cólicas e sangramento vaginal, que são os principais sintomas de um aborto espontâneo.

O sangramento leve é comum após o procedimento e pode persistir por alguns dias. Não existem evidências suficientes sobre um resguardo específico após curetagem, mas a maioria dos ginecologistas recomendam repouso pélvico por algum tempo, variando de três dias a duas semanas, para evitar sangramento e/ou infecção.

- Nos dias que se seguem à curetagem, existe a possibilidade de ocorrer um corrimento de coloração acastanhada, assim como a eliminação de secreção grumosa via vaginal.

Conforme o parto se aproxima, o colo do útero começa a se preparar, dilatando e amolecendo. Quem desencadeia o trabalho de parto é o bebê, quando fica maduro. Isso acontece entre 37 e 42 semanas.

Duchas vaginais estão proibidas após a curetagem uterina. O retorno ao consultório deve ocorrer depois de sete dias sem sangramento vaginal; Por fim, quando há o desejo de engravidar, é recomendado aguardar alguns meses após a curetagem, ficando a critério médico.

Mesmo assim, a curetagem é considerada um procedimento seguro e de baixa complexidade. Inicialmente, existem os riscos relacionados ao uso de anestesia, que incluem náuseas, dor de cabeça, dificuldades para respirar, alergia, frio e tremores, que podem ser amenizados pelo uso de medicamentos.

“Um método obsoleto de abortamento cirúrgico”, diz a OMS, indicando que a curetagem deveria ser exceção e usada somente em abortos acima de 14 semanas de gestação. É que ela traz mais riscos como perfuração uterina, hemorragia, infecção e morte.

A possibilidade de engravidar após uma curetagem costuma ser a principal dúvida das mulheres. Atualmente, trata-se de um procedimento seguro e que não reduz as chances de gravidez posterior, a não ser que haja complicações durante a sua realização.

É importante que a mulher esteja ciente que pode estar apta a engravidar em torno de 15 dias após o abortamento.

395 (CLT): em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico oficial, a mulher terá um repouso remunerado de 2 (duas) semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar à função que ocupava antes de seu afastamento.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local.

O Maleato de Metilergometrina, um derivado semissintético do alcaloide natural Maleato de Metilergometrina, é um potente e específico agente uterotônico. Atua diretamente no músculo liso uterino e aumenta o tônus basal, a frequência e a amplitude das contrações rítmicas.

Acredita-se que ela teria o poder de fazer uma limpeza do útero que aumentaria as chances de gravidez. Além disso, a água inglesa está associada ao alívio de problemas digestivos, aumento de apetite e eliminação de toxinas do organismo.

Seu nível de hCG normalmente diminuirá após um aborto espontâneo até voltar a quase zero dentro seis semanas (dependendo de quando ocorreu o aborto espontâneo).

Entretanto, é durante a 6ª semana que o saco gestacional começa a aparecer no ultrassom transvaginal. Além disso, em seu interior encontramos a vesícula vitelina, uma estrutura que irá nutrir e levar sangue e oxigênio ao embrião temporariamente.