O que não pode fazer com o bebê?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo. Protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia não devem ficar no berço do recém-nascido.

O vento não é causa de gripe, mas realmente não faz tão bem assim para o bebê; pois ele rouba calor do corpo do bebê. Portanto, se é um bebê recém-nascido que está ainda com todos os seus sistemas amadurecendo, não é legal roubar calor do corpo desse bebê.

Mas, calma mamãe, esse post vai explicar o que não fazer no primeiro mês do bebê.

  1. Colocar muitas roupinhas.
  2. Estimular demais os sentidos do bebê
  3. Forçar uma rotina ao recém-nascido.
  4. Atenção para o local do sono.
  5. Passeios em espaços fechados.

28 dias

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família.

Dificuldade em mamar / sucção débil / vómito; Hipotonia acentuada / sonolência persistente, que interfere com a alimentação; Cheiro fétido ou rubor periumbilical; Diarreia (dejeções aquosas, abundantes e numerosas, diferentes das dejeções do leite materno);

Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Mantenha o bebé numa posição vertical sobre o seu ombro, mesmo que este tenha adormecido. Apoie bem a cabeça do bebé sobre o seu ombro, de forma a que a barriga esteja a ser ligeiramente pressionada.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

Fase REM do sono: durante a fase Rapid Eye Movement (REM) do sono, o bebé poderá passar por algumas alterações fisiológicas que desencadeiam reflexos, como sorrir. Os sorrisos nos bebés durante esta fase do sono podem ainda ser causados por movimentos involuntários do corpo.

Uma dica BYZ para saber se o bebê está com frio é observar os sinais. Quando os bebês estão desconfortáveis é comum chorarem. Além do choro, tremores, a apatia e a palidez também podem indicar que o bebê está com frio.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

Posso deixar o bebê em um ambiente com ventilador ligado? Ter um ambiente ventilado é sempre uma boa para os pequenos, já que o local fica mais fresco e agradável para eles. Portanto, você pode sim deixar seu bebê em um lugar que tenha ventiladores ligados.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

A higiene da língua do pequeno também deve ser feita assim. Da mesma forma que acontece com adultos, a recomendação da limpeza da língua e boca infantis é sempre após cada refeição. Primordialmente, não se pode esquecer de uma higiene dedicada antes do bebê dormir.

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.

Fase 3: Nascimento dos dentes e introdução alimentar
Esta fase pode ser mais crítica, de acordo com cada bebê ou família. É o momento de duas mudanças significativas na vida do pequeno. Primeiramente, o nascimento dos dentinhos pode ser irritante por conta da coceira nas gengivas.